Quinta-feira, 28 de Março de 2024

X Congresso DOCOMOMO Ibérico - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Arquitetura, Chamada para painéis, Chamada para trabalhos

O 18, 19 e  20 de abril de 2018, a Fundación DOCOMOMO Ibérico celebra o seu X Congresso em Badajoz. Organizado em conjunto pela Fundação DOCOMOMO Ibérico, o Colegio de Arquitectos de Extremadura, a Dirección General de Arquitectura e a Dirección General de Bibliotecas, Museos y Patrimonio Cultural da Junta de Extremadura, bem como a Universidad de Extremadura, o Instituto do Património Cultural de Espanha, a Universidade de Évora e a Ordem dos Arquitetos de Portugal, o congresso se convoca sob o lema “O fundamento social da arquitetura; do vernáculo e do Moderno, uma síntese cheia de oportunidades”. As pessoas interessadas deverão enviar as suas propostas de comunicação ou painel até ao dia 24 de janeiro de 2018.

O debate sobre o tema do Congresso gira em torno de três linhas propostas: "Do Vernáculo e do Moderno", "O rastro do Movimento Moderno em Extremadura. As aldeias de colonização" e "O património do Movimento Moderno como oportunidade e ferramenta de futuro. A quem está dirigido?".

Este Congresso pretende pôr em diálogo dois países fronteiriços, Portugal e Espanha, que, apesar da proximidade, tiveram percursos diferentes nas décadas 50, 60 e 70 do séc. XX, mas que, ainda assim, convergiram na criação de um património rico dentro do chamado Movimento Moderno. Nesta edição do Congresso Docomomo Ibérico pretende-se debater a forma como a arquitetura vernacular comunicou e dialogou com os jovens arquitetos desta época que a quiseram reinventar. Ester Gamero Ceballos-Zúñiga, da Dirección General de Arquitectura da Junta de Extremadura salientou que, para além do debate em torno do tema central, este Congresso pretende também encontrar soluções para melhorar as condições de quem vive a arquitetura, pensando nessa vivência a par de uma valorização deste património.

Os organizadores convidam quer a profissionais da arquitetura quer a investigadores que pertençam a qualquer outro campo interessados pelo tema, a apresentarem propostas de comunicações inéditas que abranjam qualquer uma das três linhas inseridas na estrutura do Congresso.

O Comité Científico selecionará um mínimo de 18 propostas de comunicação e 18 propostas de painel para o seu posterior desenvolvimento e apresentação no Congresso. Porém, o Comité Científico poderá ainda selecionar outras propostas de comunicação para a sua publicação nas atas do Congresso.

As propostas de comunicação e painéis serão feitos segundo o Impresso de Inscrição corretamente preenchido e deverão ser enviados por email antes das 14h00 do dia 24 de janeiro de 2018 ao seguinte correio: comunicaciones.docomomoib2018@coade.org

X Congresso DOCOMOMO Ibérico
Badajoz, Espanha, 18, 19 e  20 de abril de 2018
O fundamento social da arquitetura;
do vernáculo e do Moderno, uma síntese cheia de oportunidades

Sede do Congresso: Palacio de Congresos Manuel Rojas, Ronda del Pilar, Badajoz, Espanha.

Comissão Científica: Manuel Fortea Luna (coordenação), Alexandre Alves Costa, María de los Ángeles Durán de las Heras, Carmen Espegel Alonso, María del Mar Lozano Bartolozzi, Maria Martone, Carlos Nárdiz Ortiz, Nicolás Ortega Cantero, Juan Antonio Ortiz Orueta, José Manuel Pedreirinho, Víctor Pérez Escolano, Ismael Sánchez Expósito, Ana Tostões e Ana Vaz Milheiro

Mais informações no site do X Docomomo.