Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Congressos

Peregrinos e pastores enamorados: os «livros de pastores» na Europa dos Séculos XVI-XVII

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Workshops

O CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» convida para a apresentação de trabalhos ao Workshop Peregrinos e pastores enamorados: os «livros de pastores» na Europa dos Séculos XVI-XVII, que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) no dia 27 de novembro de 2015.
 
A expressão «livros de pastores» é hoje provavelmente estranha à maioria dos leitores contemporâneos, que precisariam de uma autêntica viagem no tempo para perceber este tipo de narrativa, centralizada na figura de pastores «cortesãos», sempre enamorados, em cenários idealizados, onde realizam viagens como peregrinos ou quase cavaleiros andantes, configurando um mundo cuja complexidade sentimental se verte numa variedade de registos literários. Contudo, este tipo de narrativa de ficção teve larga repercussão na Europa dos sécs. XVI e primeira metade de XVII, sobretudo em Espanha, França, Itália, Inglaterra e Portugal. Assente numa larga tradição literária, que radica no bucolismo de Teócrito ou Virgílio, o género inaugura-se com a Arcadia (1504) de J. Sannazzaro (1456 – 1530) e adquire, em meados do século XVI, com Los siete libros de la Diana (1559) de Jorge de Montemor, um prestígio literário, reconhecido pelo público leitor. A natureza do género que, entre outros traços definidores, ostentava a combinação harmónica entre prosa e verso, concede-lhe um lugar importante no caminho para a moderna prosa de ficção.
 
Embora os «livros de pastores», na acepção em sentido restrito, tenham sido publicados, em Portugal, apenas entre 1601 (A Primavera, de Francisco Rodrigues Lobo) e 1626 (Campos Elísios, de João Nunes Freire), representaram, na Europa do século XVI e da primeira metade do século XVII, um género de ficção em prosa de larga fortuna, combinando modas cortesãs e neoplatonismo amoroso.
 
Um grupo de estudantes de formação pós-graduada do CITCEM, que prepara o Workshop sobre este tema, a realizar em 27 de novembro de 2015, convida à participação nas seguintes áreas temáticas:
 
• A tradição pastoril no mundo clássico: fontes e modelos
• Livros de pastores e teoria literária.
• Pastores na literatura e na pintura dos sécs. XVI-XVII
• Livros de pastores e loca ficta: a novela pastoril como literatura utópica
• Novela pastoril e público leitor. Perspectivas críticas
• Livros de pastores e teorias do amor.
 
Apresentação de propostas
 
As propostas de comunicação (com o máximo de 200 caracteres, com espaços, em formato Word) deverão ser enviados para CITCEM (citcem@letras.up.pt), até à data limite de 15 de setembro de 2015. As comunicações poderão ser apresentadas em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. Será enviada uma notificação de aceitação da proposta apresentada antes de 30 de setembro de 2015.
 
Workshop
Peregrinos e pastores enamorados: os «livros de pastores» na Europa dos Séculos XVI-XVII
CITCEM – FLUP | 27 de novembro de 2015

 
Comissão Organizadora
 
Lucília Didier
Paula Almeida Mendes
Porfírio Costa
Sofia Mota Freitas
 
O CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» é uma Unidade de I&D vocacionada para a investigação no domínio das Humanidades, em especial nas áreas da História, Arqueologia, História da Arte, Estudos Culturais e Literários, Museologia, Demografia Histórica e Ciência da Informação.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas