Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

Workshop Panchronic Language Contact – Angolan Scenarios

Início: Fim:

Estudos Africanos, Língua, Workshops

International Workshop
Panchronic Language Contact – Angolan Scenarios/
Contacto Linguístico Pancrónico: Cenários Angolanos

29 janeiro 2024 / 10:00 – 18:00
Johannes Gutenberg University Mainz, Forum 7, HS14

Research Group on Bantu Languages and Luso-Bantu Contact

Organização: Prof. Dr. Axel Fanego Palat (GU Frankfurt) em colaboração com Prof. David Paul Gerards, Nico Nassenstein (JGU Mainz) e Alexander Cobbinah (Universidade de São Paulo)

A sociedade angolana, ainda afetada pelos efeitos da longa guerra civil, vive atualmente enormes desenvolvimentos económicos, sociais e culturais, muitas vezes dissonantes. Esta instabilidade - cujo "outro lado da moeda" tem um potencial considerável para o futuro - também se aplica do ponto de vista linguístico: por um lado, o país é caracterizado pelo uso generalizado de línguas bantu, algumas das quais são apenas insuficientemente descritas e pesquisadas apesar do seu grande número de falantes (por exemplo, Cokwe, variedades ao longo da fronteira linguística Kimbundu/Umbundu). Ao mesmo tempo, observamos enormes transformações linguísticas em algumas regiões. No norte de Angola, por exemplo, as línguas dos países vizinhos (especialmente o Lingala, mas também as variedades Kikongo) desempenham um papel cada vez mais importante. Ao mesmo tempo, o português está a espalhar-se por todo o país como a língua dominante, no sentido de língua franca, para sectores cada vez maiores, especialmente os jovens, da sociedade angolana. É digno de nota que a antiga língua colonial não só atinge a classe média “de cima para baixo” como uma língua de elite, mas também se afirma em contextos socialmente perturbadores. Isto ocorre na área de tensão entre uma norma de prestígio europeia exógena, por um lado, e uma norma angolana endógena emergente, por outro (cf. Gerards & Meisnitzer 2023).

Com o apoio financeiro do Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos da Goethe University Frankfurt (ZIAF) e do Instituto de Estudos Africanos da Goethe University Frankfurt, o workshop Panchronic Language Contact: Angolan Scenarios visa examinar a padronização linguística e os processos de coinéização na Angola contemporânea em o campo de tensão Examinar o contacto linguístico e a diversidade linguística. Impulsionado pela convicção de que uma compreensão integral da dinâmica de desenvolvimento linguístico especificamente angolano requer a experiência tanto dos estudos africanos como dos estudos românicos, o workshop visa superar as estreitas fronteiras filológicas individuais. Uma dimensão Sul-Sul global também deve ser considerada de forma consistente, incluindo importantes contactos linguísticos transatlânticos históricos e atuais (Angola/Brasil). Ao contrário dos formatos clássicos de palestra/discussão, o workshop se vê como um think tank com espaço para trocas aprofundadas. Os especialistas convidados e a equipa organizacional fazem pequenos discursos de 10-15 minutos cada, nos quais apresentam, discutem e problematizam brevemente a sua própria investigação, bem como experiências e interesses pessoais (de investigação) sobre a situação linguística em Angola. Após duas ou três breves contribuições, o espaço se abre para debates e trocas. A médio prazo, será lançada a pedra fundamental para uma cooperação africanista-romanista sustentável, de longo prazo e teoricamente sólida para o desenvolvimento linguístico de Angola.

O workshop acontecerá no dia 29 de janeiro de 2024, das 10h às 18h, no HS 14 (Fórum 7) na Universidade Johannes Gutenberg em Mainz. Todos os interessados ​​estão calorosamente convidados! Equipe de organização Prof. Axel Fanego (Estudos Africanos, Goethe University Frankfurt), Junho Prof. David Paul Gerards (Estudos Românticos, Universidade Johannes Gutenberg Mainz) Prof. Nico Nassenstein (Estudos Africanos, Universidade Johannes Gutenberg Mainz) Prof. Alexander Cobbinah (Estudos Africanos, Universidade de São Paulo/Brasil) Especialistas convidados Dr. Anne-Maria Fehn (Estudos Africanos, Universidade do Porto/Portugal) Profa. Ana Paulla Braga Mattos (Estudos Românicos, Aarhus Universitet/Dinamarca) Dr. Sebastião Iken (Estudos Românicos, Universidade de Colônia) Dr. Miguel Gutiérrez (Estudos Românicos, Universidade de Augsburg) Dr. Jacky Maniacky (Estudos Africanos, Museu Real da África Central, Tervuren/Bélgica) Prof. Paulo Osório (Estudos Românicos, Universidade da Beira Interior/Portugal)

Mais informações:

https://www.romanistik.uni-mainz.de/files/2023/12/Luso-poster_final2.pdf [PDF]

romanistik.de

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas