Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Workshop Oficinas de Muhipiti: Planeamento estratégico, património, desenvolvimento

Início: Fim: Países: Moçambique, Portugal

Workshops, Arquitetura, Património

O Workshop Oficinas de Muhipiti: Planeamento estratégico, património, desenvolvimento, uma cooperação entre o projeto Patrimónios de Influência Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Lúrio, terá lugar na Ilha de Moçambique (Casa Girassol), de 19 a 29 de julho de 2017.

Esta ação tem origem num desafio lançado em agosto de 2016 pelo Reitor da Universidade de Lúrio, Francisco Noa, aos coordenadores do projeto e curso de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa [PIP] do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra [UC]: Discutir e encontrar formas de otimizar o impacto da instalação de um polo da Universidade de Lúrio na Ilha de Moçambique (designada em macua por Muhipiti) e estabelecer laços de cooperação com a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico [FAPF] nas áreas do planeamento e do património. 

A ação decorrerá na Casa Girassol e terá como base o funcionamento, em regime intensivo, de 6 oficinas cujos grupos de trabalho serão constituídos por estudantes dos cursos de arquitetura das universidades de Lúrio e Coimbra, orientadas por professores também de ambas as universidades. Além de diversos pontos de situação intermédios abertos à participação pública, terão lugar diversas iniciativas culturais. Os resultados serão apresentados numa exposição a inaugurar no final, que depois de melhor formalizada será levada a, pelo menos, Maputo, Lisboa e Coimbra. Está também previsto o seu registo detalhado numa publicação a lançar ainda em 2017.

Os temas das 6 oficinas são: Estratégias para o desenvolvimento sustentado da Ilha, Espaço Público, Plano Diretor da Refuncionalização da Fortaleza, Plano para Centro Comunitário na faixa central da Ilha, Casas de Macuti e Centro de Interpretação de Muhipiti. A escolha dos temas fica a dever-se ao desejo de procurar lançar um debate permanente sobre um conjunto de ações que, de forma integrada, visem a definição e desenvolvimento dinâmicos de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Ilha de Moçambique, tirando partido do impulso constituído pela instalação do novo polo da UniLúrio. 

Organização

  • Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Lúrio
  • Centro de Estudos e Documentação para a Ilha de Moçambique
  • Projeto e Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Centro de Estudos Sociais  da Universidade de Coimbra
  • Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

 
Parcerias

  • Camões, Instituto da Cooperação e da Língua
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • UCCLA União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Programa em anexo

Mais informações:
https://www.facebook.com/oficinasdemuhipiti/
http://www.patrimonios.pt/oficinas-muhipiti/

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas