Sábado, 29 de Abril de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Workshop com Margarida Calafate Ribeiro na Universidade de Santiago do Chile

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Chile

Workshops, Ciências Humanas

Workshop com Prof. Dra. Margarida Calafate Ribeiro, Universidade de Coimbra.
Área: Estudos pós-coloniais. Literatura pós-colonial.

Com o apoio do Camões I.P.


Número de vagas: 25
Duração: 4h30
Data e horário: dia 13 das 15h00 às 17h30 e dia 14 das 09h00 às 11h00
Local: Centro de Língua Portuguesa Camões, Universidade de Santiago do Chile (USACH) - (metro: Estación Central).

Inscrições: abertas a todos os interessados com nível mínimo de português intermédio. Sujeito ao número de vagas. Para inscrições, enviar email para portugues@usach.cl indicando no assunto o nome do workshop.

Primeira parte (dia 13): “Memória de tantas guerras: a luta, a escrita, o futuro”,

1.ª parte: Lutas anti-coloniais, emancipação e identidade (abordagem geral dos movimentos culturais e políticos anti-coloniais nas antigas colónias portuguesas e em Angola em particular)

2.ª parte: O testemunho das lutas hoje: Os Papéis da Prisão de José Luandino Vieira (apresentação do projeto de construção do livro e os conteúdos)

Na primeira parte do seminário será feita uma abordagem dos movimentos de luta anti-colonial nas antigas colónias portuguesas e a sua relação com a literatura, com particular atenção ao caso angolano.

Na segunda parte e a partir dos Papéis da Prisão de José Luandino Vieira abordaremos os outros lados da luta, a materialidade da escrita de prisão e a sua recuperação hoje, bem a importância deste documento para a construção da nação angolana.

Segunda parte (dia 14): Histórias de regressos imperiais na memória da segunda geração. Filhos do Império: pós-memória e representações.

MEMOIRS é um projeto de investigação sobre a diversidade da Europa contemporânea, que, através dos casos de Portugal, França e Bélgica, se debruça sobre o impacto das memórias coloniais e dos processos de descolonização e independências africanas das ex-colónias destes países nas gerações seguintes. É um trabalho sobre as pós-memórias daqueles que cresceram e vivem em Portugal, França e Bélgica, não conheceram ou têm memórias difusas de infância dos últimos anos do domínio colonial na RDC, Argélia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e respetivas descolonizações, mas que, quer através das histórias das suas famílias, quer através do contexto em que cresceram, foram marcados e influenciados por esses processos históricos.

Neste seminário irei debruçar-me sobre o caso português apresentando as pós-memórias privadas do espaço familiar bem como pós-memórias presentes no espaço público, através do estudo das representações literárias, teatrais, pictóricas, cinematográficas e musicais.

Nota biográfica: Margarida Calafate Ribeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro (1988), mestre em Literatura e Cultura Portuguesa: Época Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres (2001). É investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (desde 2004) e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). É professora no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra (desde 2010), de que é coordenadora científica com Miguel Bandeira Jerónimo e Walter Rossa e, com Roberto Vecchi, responsável pela "Cátedra Eduardo Lourenço", Camões / Universidade de Bolonha. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordena no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi autora, co-autora, coordenadora e organizadora de vários livros, capítulos de livros e artigos, dentro dos seus interesses e âmbitos de estudo.

Fonte: Leitorado do Instituto Camões em Santiago do Chile

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page