Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

VIII Seminário "O passado no presente: releituras da modernidade"

Início: Fim: Países: Brasil

Língua, Literatura, Estudos Comparatistas, Letras

O VIII Seminário do grupo de pesquisa "O passado no presente: releituras da modernidade" acontece nos dias 29 e 30 de maio de 2017 no Instituto de Letras da UFF, em Niterói. O grupo trabalha com a linha de pesquisa "Perspectivas teóricas nos estudos literários", junto à pós-graduação em estudos de literatura da UFF. Seu centro de interesse maior é a relação entre a França e o Brasil, no cruzamento de olhares entre esses dois países, através da crítica literária, da literatura, do relato de viajantes e da tradução.

Liderado pela professora dra. Maria Elizabeth Chaves de Mello, da UFF, tem como vice-líder a profa. dra. Maria Ruth Machado Fellows, da UERJ. Conta com nove pesquisadores e 11 estudantes, atualmente. Organiza um seminário anual, aberto ao público, e uma jornada de depoimentos sobre Experiências de Tradução. Tem trabalhado em parceria com as universidades francesas seguintes: Université de Paris 3, Sorbonne Nouvelle; Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales à Paris; Université de Lille 3; Université de Pau, sob a forma de participação de pesquisadores franceses na UFF e vice-versa, para participação em seminários. Desde 2010, o grupo passou também a pesquisar a questão da tradução literária, como forma de cruzamento de olhares entre esses países.Desde 2011, o grupo passou a trabalhar em parceria com o Bureau du Livre da Maison de France do Rio de Janeiro.

Mais informações na página do Grupo de Pesquisa "O passado no presente: releituras da modernidade" e na programação completa em anexo.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas