Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Congressos

VIII Fórum Ibérico de Estudos Museológicos

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História da Arte, Museologia

VIII Fórum Ibérico de Estudos Museológicos
Museologia e Ética. Práticas Atuais e Novos Dilemas
7-8 Novembro 2024, Universidade de Coimbra, Portugal

Numa altura em que o International Council of Museums (ICOM) está a rever o seu código deontológico para incluir os valores expressos na nova definição de museu, torna-se especialmente relevante examinar os desafios e dilemas éticos que atualmente caracterizam a prática e a investigação museológica.

O VIII Fórum Ibérico de Estudos Museológicos vem, assim, desafiar investigadores e museólogos a refletir e discutir o seu envolvimento na deontologia das práticas museais, apresentando experiências e casos de estudo que permitam explorar questões éticas dos museus numa perspectiva crítica e reflexiva. O objetivo será fomentar o diálogo entre profissionais e investigadores, e ativar diferentes eixos de debate centrados na responsabilidade dos museus perante as comunidades, no cumprimento do seu papel educativo e na salvaguarda das coleções através da conservação.

Call for Papers

Considerando o papel central e a transversalidade da ética — como debate e como ação — no ​contexto dos museus, aceitam-se propostas com abordagens à investigação e às práticas atuais ​tendo em conta aspetos da deontologia e dos novos dilemas éticos dos museus no panorama ibero-​americano. Encorajam-se apresentações que promovam novas perspetivas, bem como a intersecção ​de diferentes quadros interdisciplinares e áreas de estudo entre museólogos e investigadores em ​diferentes etapas das suas carreiras académicas e profissionais.

Convidam-se académicos, investigadores e profissionais da área dos museus a apresentar propostas ​de comunicação de 15 minutos, em formato presencial, em português ou espanhol. Em alternativa ​poderão também ser submetidas propostas de poster digital (três diapositivos, com duração de 5 ​minutos), também em português e espanhol.

Retomando os eixos da responsabilidade dos museus perante as comunidades, do cumprimento ​do papel educativo e da salvaguarda das coleções através da conservação, sugere-se um ​conjunto de tópicos no domínio alargado da ética e dos museus, embora não exaustivo:

  • Cidadania, comunidades e ativismo
  • Acessibilidade e políticas de inclusão
  • Representações e memórias identitárias
  • Objetos, coleções e patrimónios sensíveis
  • Políticas pós-coloniais, restituição ou curadoria partilhada
  • Sociedade e transformação digital
  • Novas tecnologias de educação e mediação
  • Educação em museus e desenvolvimento sustentável
  • Sensibilização social, ambiental e cultural
  • Avaliação do impacto das práticas museais
  • Ética de investigação e de exposição
  • Catalogação e acesso às coleções
  • Técnicas e procedimentos éticos de conservação
  • Gestão de reservas e equipamentos de conservação.

São aceites propostas de comunicação, em português e espanhol, até ao dia 31 de maio de 2024.

O VIII Fórum Ibérico é organizado pelo CQC - Centro de Química de Coimbra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo IHA – Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST.

Mais informações no site do evento, aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas