Quinta-feira, 28 de Março de 2024

VIII Encontro do Grupo de Trabalho de Cartotecas Luso-Espanholas (IBERCARTO)

Início: Fim: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Arquivos, Bibliotecas, Chamada para trabalhos, Geografia

VIII Encontro do Grupo de Trabalho de Cartotecas Luso-Espanholas (IBERCARTO), subordinado ao tema Cartografia: Fonte de Saber e Instrumento de Conhecimento"terá lugar no Porto, de 27 a 29 de setembro de 2018. Numa organização conjunta da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através da sua Biblioteca, com a colaboração da Associação IBERCARTO, tem como objetivo reunir arquivistas, bibliotecários, e cartotecários, portugueses e espanhóis, que desenvolvam atividades relacionadas com a gestão, tratamento e divulgação da documentação cartográfica.

Associação de Cartotecas Públicas Luso-Espanholas IBERCARTO (https://sge.org/ibercarto/), fundada em 2003, é uma Associação profissional sem fins lucrativos criada com o objetivo de congregar os profissionais que trabalham na área da gestão de coleções públicas de mapas, em Portugal e Espanha, proporcionando um diálogo constante e o intercâmbio de conhecimentos e experiências em torno das diferentes formas de acesso à documentação cartográfica, desde a produção e distribuição às formas de disponibilização ao público. A 1ª. reunião teve lugar em Sevilha, em 2004, e desde então já foram organizados 7 Encontros bianuais, em cidades espanholas e portuguesas (em Lisboa, na Biblioteca Nacional, em 2006), o último dos quais em Barcelona, em 2016 (http://ibercarto.icgc.cat/es_ES/).

Os temas a abordar incidirão sobre perspetivas e experiências de bibliotecas, de arquivos e de cartotecas universitárias, de Portugal e Espanha, no âmbito das seguintes linhas temáticas:

• Tratamento técnico dos recursos cartográficos
  • Práticas e instrumentos de acesso em arquivos e cartotecas universitárias
  • Preservação e conservação dos recursos cartográficos
  • Difusão da informação na perspetiva dos produtores
  • A cartografia como ciência: o papel das cartotecas
  • Tratamento da cartografia temática nas cartotecas: o caso das cartas geológicas
  • Cartografia digital
  • Cartografia histórica
  • Outros aspetos técnicos, sociais, históricos da cartografia e da gestão dos fundos cartográficos

A organização do Encontro prevê as seguintes modalidades para a apresentação de trabalhos:

Comunicações orais

Procuram-se propostas que se enquadrem nas linhas temáticas do Encontro e que promovam o intercâmbio de conhecimentos e experiências em torno da aquisição, conservação, catalogação e difusão de todo o tipo de coleções cartográficas, históricas e atuais. As propostas aprovadas resultarão numa apresentação oral de 20 minutos e o texto das comunicações será publicado na Revista Catalana de Geografía (http://www.rcg.cat/)

Pósteres

Convidam-se os autores a submeter propostas de pósteres que apresentem experiências de trabalho e projetos relacionados com os blocos temáticos em torno dos quais se articula o Encontro. Haverá dois momentos incluídos no programa do Encontro dedicados aos pósteres: uma sessão exposição de pósteres e a apresentação "O meu póster em 4 minutos".

Flash talks

As flash talks seguem um modelo de «apresentações “24×7”» que consiste numa apresentação de 7 minutos, recorrendo até um máximo de 24 slides. Este tipo de propostas enquadra projetos, ideias inovadoras, boas práticas e casos de estudo ou experiências relevantes que promovam novas linhas de intervenção e de trabalho no âmbito dos temas abrangidos pelo Encontro.

Calendário das propostas:

A submissão de propostas decorre até ao próximo dia 30 de junho 2018.

A notificação dos autores está prevista a partir do dia 15 de julho de 2018.

Mais informações sobre a estrutura do Encontro e formas de submissão das propostas de trabalho pode ser consultada no site do IBERCARTO.