Sábado, 17 de Novembro de 2018
Congressos

VIII CIPA – Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Educação, Género, História, Letras, Literatura

A Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) promoverão, em parceria, o VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, com temática central Pesquisa (Auto)biográfica, mobilidades e incertezas: novos arranjos sociais e refigurações identitárias, que se realizará entre os dias 17 a 20 de setembro de 2018, na cidade de São Paulo.

Apresentação

Consolidar o estatuto da pesquisa (auto)biográfica em educação e suas perspectivas epistemológica, teórica e metodológica, que possibilitem revisitar e aprofundar conhecimentos, saberes e práticas sobre as narrativas biográficas e autobiográficas em Educação.

Compartilhar resultados de pesquisas, estudos e experiências que investigam mobilidades e incertezas, vividas na contemporaneidade, face aos novos arranjos sociais e as refigurações identitárias.

Aprofundar discussões sobre o trabalho do si mesmo como um outro, que atraem a ideia de re(com)posição biográfica, provocada pelas mobilidades interna e externas nos processos migratórios.

Dialogar sobre as potencialidades das narrativas autobiográficas enquanto fenômeno antropológico, método de pesquisa e prática de formação e suas contribuições para a produção científica nas diversas áreas do conhecimento.

Reafirmar interlocuções e parcerias entre redes de pesquisa nacionais e internacionais, que contribuem para o avanço da reflexão sobre especificidades do conhecimento científico produzido pela pesquisa (auto)biográfica em Educação.

A exemplo das edições anteriores, o CIPA vem reunindo pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, pós-graduandos, graduandos, professores da educação básica, membros de associações científicas nacionais e internacionais, interessados na produção científica e em práticas (auto)formativas, nas diversas áreas do conhecimento que investigam o humano, com base em narrativas de sua própria experiência.

Eixos Temáticos

  1. Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa (Auto)Biográfica
  2. Espaços Formativos, Memórias e Narrativas
  3. Infâncias, Narrativas e Diálogos Intergeracionais
  4. (Auto)Biografias, Narrativas Digitais, História, Literatura e Artes
  5. Escrita de Si, Resistência e Empoderamento
  6. Histórias de Vida, Gênero e Diversidades

Inscrições

Os participantes terão até o dia 30 de março de 2018 para fazer as inscrições e enviar os textos completos. A avaliação das propostas inscritas se dará até o dia 20 de abril de 2018.

  • Período: 05/01 a 20/09/2018 (Participantes).
    • Com inscrições de trabalho: de 05/01 a 30/03/2018.
    • Ouvintes: 05/01 a 20/09/2018.
  • Simpósios com parceria nacional ou internacional
    • Inscrição com o envio de resumos e trabalhos completos até 30 de março de 2018
  • Comunicações orais, sessões conversas e pôsteres
    • Inscrição com o envio do resumo até 30 de março de 2018.
    • Envio do trabalho completo até 05 de maio de 2018, após a aprovação do resumo

Maiores informações consultar o site do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica ou através do e-mail cipa2018unicid@gmail.com.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas