Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

VII Congresso Internacional de História e XXXV Encuentro de Geohistoria Regional

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, História

O Programa de Pós-Graduação em História e o Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá apresentam o VII Congresso Internacional de História, o XXXV Encuentro de Geohistoria Regional e a XX Semana de História.

O objetivo desses eventos é integrar historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, promovendo atividades e debates sobre o atual estado da arte da produção historiográfica.

O tema escolhido Políticas, Culturas e Narrativas na América Latina, abarca duas linhas de pesquisa: Políticas, pensadas a partir do interesse pelas conexões entre a História social e a História política, e em temas como partidos, ideologias e sua conexão e, Culturas e Narrativas com o objetivo de estabelecer diálogos entre a história e a cultura, por intermédio das narrativas que as permeiam, entendidas como práticas sociais que são produto/produtoras da realidade social.

Neste VII Congresso sediaremos, pela primeira vez no Brasil, o XXXV Encuentro de Geohistória Regional. O " Encuentro de Geohistória Regional " ocorreu pela primeira vez em 1980 na cidade de Resistencia, província do Chaco/Argentina, impulsionado pelo "Instituto de Investigaciones Geohistóricas", vinculado a Universidad Nacional del Nordeste (UNNE). Resultado do interesse de investigadores da região em reunirem-se e comunicar seus trabalhos, no Encuentro de Geohistória Regional são apresentados os resultados de pesquisas não apenas históricas e geográficas regionais, mas também nas áreas da linguística, filosofia, história da arte, demografia, antropologia e arqueologia. O "regional" presente no título do evento, tem um sentido amplo, abarcando o nordeste argentino, Paraguai, Bolívia e o sul do Brasil, bem como toda a bacia do Rio da Prata. E isto se reflete na própria dinâmica do encontro. Nos anos pares, o "Encuentro de Geohistória Regional" é realizado na sede do Instituto, em Resistencia, e nos anos impares se desloca para toda a grande "região".

Datas do Congresso: 6 a 9 de outubro de 2015
Inscrição como ouvinte em: http://eventos.idvn.com.br/historia2015
Prazo para envio de trabalhos: encerrado

Endereço:
Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação em História
Av. Colombo, 5790 - Bloco H-12 - Sala 16 - CEP 87020-900 - Maringá - Paraná
Contato: cih.uem@gmail.com

Toda a informação em: http://www.cih.uem.br/