Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

VII Colóquio internacional Imagética

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Direito, Filosofia, Linguística, Literatura

O VII Colóquio internacional Imagética: Representações da migração e do universo do viajante acontece na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 23 e 24 de Fevereiro. Organizado pelo Programa de Estudos Imagética e pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, trata-se de um espaço de debate de saberes, da História, Antropologia, Cultura, Arqueologia e História da Arte, Filosofia, Religião, Literatura e Cinema, à Linguística, à Economia, à Sociologia e ao Direito, com propósitos também pedagógicos e culturais. Os investigadores interessados em enviar artigos têm até o 20 de janeiro. As línguas de trabalho são o português, inglês, espanhol e francês.

O encontro tem uma temática transversal e, dando continuidade a encontros científicos anteriores, valoriza-se uma reflexão onde questões de fundo evidenciam o tema da consciência histórica, individual e coletiva, das relações sociais, da relação com a natureza e com o transcendental, do indivíduo na sua pluridimensão étnica e social e das (in)definições identitárias.

Dinamiza-se e renova-se um trabalho de equipa que reúne pesquisadores e formandos que estudam representações, símbolos e ícones, em fontes textuais e pictóricas, em monumentos e em artefactos. Aprofundam-se subtemas escolhidos pela sua atualidade e pertinência de reflexão em torno de tópicos como circulação, fronteira, multiculturalidade e permeabilidade cultural, representações.

Linhas de reflexão:

  • Representações e simbolismo da viagem em ambiente socioideológico e de religiosidade
  • Migrações, viagens e explorações: significados da mutação ambiental
  • Migrações culturais: simbioses e metamorfoses
  • Reflexos do universo do viajante na identidade sociológica e humana

Mais informações na chamada para trabalhos em anexo e na página do Centro de História da FLUL.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas