Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Congressos

Vidas Precárias: a experiência da arte na esfera pública

Início: Fim: Países: Brasil

Artes visuais, Eventos

O Arquivo Nacional, o grupo de pesquisa A gravidade da imagem da Pós-graduação em Artes da UERJ e o grupo interinstitucional MODOS (Histórias da arte: modos de ver, exibir e compreender) firmam parceria na realização deste colóquio com apoio do CNPq e do Consulado Francês. Integra-se nessa colaboração, a exposição Vida Brincante, que reúne fotografias do Imagens do Povo, Centro de Documentação Fotográfica do Observatório de Favelas.

Sobre o tema

Na arte, o sujeito não preexiste à obra. Ele nasce de uma experiência situada entre dois espaços, dois tempos, dois contextos distantes – a produção e a recepção. A distância cria sentidos precários, incertos, que só podem ser construídos por cooperação e reciprocidade, não por autorização. O artista só é mestre quando ignora a imagem e o espaço do olhar que produz.

Na perspectiva da filosofia ética de Judith Butler, a precariedade questiona a autossuficiência do indivíduo e afirma a interdependência como condição-chave para a vida realizar-se. Trata-se da necessidade de se criar estruturas sociais, culturais, ambientais e urbanas que possam dar suporte à vida. A precarização da existência que se difunde no atual estágio da globalização mercantil, contudo, manifesta total menosprezo pela vida. Como lutar a favor da vida e instituir uma sociabilidade construtiva na esfera pública? Como construirmos juntos a existência que nos diz respeito?

Eis a questão fundamental do debate deste colóquio: qual o papel da arte na construção da vida-em-comum? Distante de ideias nostálgicas, o comum não é um bem que possuímos, mas a cooperação que praticamos. Vidas precárias pretende discutir a contradição sem fim entre a interdependência social e a autonomia das capacidades.

Faça sua inscrição no link abaixo e garanta sua vaga em todos os dias do colóquio! Certificações digitais estarão disponíveis para os interessados que tiverem no mínimo 50% de frequência. Link: http://bit.ly/2yUdR2e

Acesse o folder digital e confira a programação completa do colóquio, minibio dos participantes e um pequeno resumo de suas falas. Link: http://bit.ly/2ypRzpA

Colóquio Vidas Precárias (VI Encontro do Grupo Modos)
Local: Arquivo Nacional, Rio de Janeiro
Endereço: Praça da República, 173 - Centro, Rio de Janeiro
Data: 12 a 14 de novembro de 2018 (segunda a quarta)
Classificação: Livre

Equipe técnica

Coordenador geral e propositor do projeto
Luiz Cláudio da Costa (UERJ)

Curadoria da exposição Vida Brincante
Francisco Valdean (Imagens do Povo)

Comissão científica e artística
Luiz Cláudio da Costa (UERJ)
Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB)
Leila Danziger (UERJ)

Comissão organizadora
Luiz Cláudio da Costa (UERJ)
Lucas Albuquerque (Bolsista Pibic/UERJ)
Karla Gama (Bolsista Pibic/UERJ)

Mais informações na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/246504596011226/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas