Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

VI Seminário do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais UFRB

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Sociais, Chamada para artigos, Chamada para GTs, Política

O VI Seminário do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB) acontece entre 9 e 11 de novembro em Cachoeira.O foco do evento, que tem como tema ¨Poder e Cultura: discursos e contradições¨, é refletir sobre o cenário político brasileiro e internacional, inserindo o cientista social e sua pesquisa no contexto atual. As propostas de Grupos de trabalho (Gts) podem ser enviadas até 31 de julho e a submissão de artigos vai até 31 de outubro.

Dentro da programação do seminário serão discutidos temas como luta de classes, recomposição orgânica do capital, classe social, controle social, entre outros. Nesta perspectiva, o VI Seminário do PPGCS/UFRB quer ampliar o debate político acerca dos discursos de poder, abrangendo os direitos humanos e sociais, a cidadania, a diversidade e fazendo um aporte à democracia.

Todo discurso produz poder, que, por sua vez, produz verdades, as quais contradizem outras verdades. Ao analisar a situação política contemporânea no Brasil, é possível notar as posições polarizam-se cada vez mais: “conservadores” x “progressistas”, “coxinhas” x “petralhas”, “direita” x “esquerda”, reduzindo uma gama de opiniões a dois polos opostos. Um momento que retoma o caráter de ódio e desprezo pela opinião divergente o que é muito perigoso para a manutenção da democracia.

 

Mais informações na página do seminário da UFRB

Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para seminariosppgcs@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page