Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

VI Seminário Internacional em Sociologia da UFSCar - Fronteiras

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Sociologia, Género

O VI Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acontece de 29 a 31 de maio de 2017. O evento tem por objetivo reunir pesquisadores nacionais e internacionais para promover o debate sobre as diversas áreas da Sociologia Contemporânea, assim como possibilitar aos alunos de graduação e pós-graduação uma discussão aprofundada das temáticas e de seus projetos de pesquisa. Os investigadores interessados em submeter trabalhos têm até 24 de fevereiro.

A edição deste ano terá como tema central as Fronteiras, sejam estas epistemológicas, simbólicas, políticas, identitárias, entre outras. A fronteira, um conceito de múltiplos significados, pode ser compreendida como um limite de separação, mas também como uma linha que sinaliza possibilidades de avanço e de movimentação. Mais do que isso, a fronteira pode nos indicar a oportunidade de diálogo nas diferenças e o estabelecimento de novos campos.

O seminário é particularmente aberto a abordagens emergentes sobre temas fronteiriços, tais como novos conflitos sociais, diferenças de gênero, sexualidade, raça/etnia, assim como outras formas de desigualdade, deslocamentos, processos migratórios, territorialidades e mobilidades, religiosidades, sustentabilidade, transformações no trabalho e nas profissões, violência, novas articulações entre teoria e empiria, novas configurações do Estado e formas de governança, além de revisões teóricas a partir dos desafios de pesquisa do presente. Aliás, uma característica importante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar é justamente o fomento de debates sociológicos com enfoque em abordagens contemporâneas, não canônicas. Essa tem sido a tônica do grupo de pesquisadores desde o surgimento do programa há 10 anos.

Grupos de Trabalho (GTs)

GT1 – Diáspora e relações étnico-raciais;
GT2 – Corpo, gênero e sexualidade;
GT3 – Trabalho, mercados e mobilidades;
GT4 – Sociologia das crenças religiosas;
GT5 – Violência, crime e política;
GT6 – Conflitos sociais e periferias;
GT7 – Ambiente e ruralidades;
GT8 – Sociologia do Direito e das Profissões Jurídicas

Mais informações na página do VI Seminário PPGS.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas