Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

VI SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Linguística

VI SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
29 a 31 de maio de 2017 – Uberaba- Minas Gerais – Brasil
Tema: Tempos, territórios e linguagens: fronteiras múltiplas

O VI SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários será realizado no período de 29 a 31 de maio de 2017 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba – Minas Gerais. A temática geral será “Tempos, territórios e linguagens: fronteiras múltiplas”. A conferência de abertura será com o professor Roger Chartier, da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), com o título “As traduções e o intraduzível: exemplos históricos, debates contemporâneos. 

Desse evento, resultam artigos que são publicados na Revista do SELL (com Qualis da CAPES), um periódico que conta com avaliação de pareceristas ad hoc, pertencentes a diferentes instituições nacionais e internacionais, nas áreas de língua(gem), de estudos literários, ensino de línguas (materna e estrangeira) e de literatura. Nesse sentido, a revista tem sido um meio de registrar e também divulgar as reflexões que são desenvolvidas nas diferentes edições do simpósio.

A edição VI do SELL, tem como tema fundamental a noção de liquidez e seus impactos materializados em diversas manifestações da linguagem. Nesse território volátil, com fronteiras movediças, procura-se discutir e compreender o espaço ocupado por múltiplas semioses, os diálogos que estabelecem entre si, as interações entre diferentes áreas de investigação e de pesquisa.

Encontram-se abertas inscrições para apresentação de trabalhos de comunicação oral, pôster e minicurso até 31/03/2017. As normas bem como a programação encontram-se no site www.letrasuftm.com.br.

O evento tem como objetivo geral ​abrir o debate interdisciplinar a partir da ideia de linguagens, territórios e fronteiras que se multiplicam em convergência com diversos aspectos da contemporaneidade. O SELL contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos, apresentação de pôsteres, feira de livros, atividades culturais e exposição literária.

Eixos temáticos

  1. Corpo e linguagem
  2. Fronteiras movediças e múltiplas semioses
  3. Linguagens e expressões artísticas
  4. Memória e contemporaneidade
  5. Goticismo e suas fraturas espaço-temporais
  6. Discursos, consumo e paisagens incertas
  7. Língua de sinais e português como segunda língua: pesquisa, ensino e aquisição
  8. Leituras, linguagens, línguas e ensino
  9. Descrição de línguas, história e diálogos
  10. Linguagens múltiplas em território volátil 

A roda de conversa com Roger Chartier terá como objetivo reunir pesquisadores e professores, alunos de pós-graduação (preferencialmente doutorandos) que tenham pesquisa na área de excelência de Chartier. A comissão receberá por email selluftm2017@gmail.com os projetos dos interessados até 20 de abril de 2017. A seleção será feita pelo próprio professor Chartier em função do interesse e da demanda.

Contato: selluftm2017@gmail.com.

Mais informações no site do VI SELL: http://www.letrasuftm.com.br/.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas