Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
Congressos

VI Jornadas de Português Língua Estrangeira: Aquisição e Didática | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Língua, Linguística, PLE

VI Jornadas de Português Língua Estrangeira
Aquisição e Didática
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)
18 e 19 de janeiro, 2019

Data limite de submissão: 22 de outubro.

O Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) organiza as VI Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática. À semelhança das edições anteriores, pretende-se reunir trabalhos que abordem aspetos da aquisição e aprendizagem do português língua não materna (PLNM), em articulação com aspetos relacionados com a didática específica do PLNM.

Convidam-se todos os interessados a submeter propostas de comunicação que contribuam para a discussão das questões abaixo:

  1. Como são adquiridas e se desenvolvem propriedades de diferentes domínios em PLNM (léxico, fonologia, morfossintaxe, discurso, etc.)?
  2. Que fatores podem influenciar a aquisição e o desenvolvimento de PLNM (língua materna, idade, conhecimento de outras línguas estrangeiras, fatores sociais e culturais, etc.)?
  3. Como é que o conhecimento do processo de aquisição de PLNM pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias e materiais de ensino mais eficazes?
  4. De que forma é que o ensino explícito influencia o processo de aquisição e desenvolvimento de PLNM?
  5. Como adequar o ensino de português a diferentes públicos, em função do contexto de aprendizagem (por exemplo, língua oficial, língua estrangeira, língua de herança), da faixa etária, etc.?
  6. Que conhecimentos linguísticos correspondem a cada nível de proficiência em PLNM?
  7. Que instrumentos são mais eficazes para avaliar a proficiência em PLNM?

Submissão de resumos

São aceites propostas em português, espanhol, francês ou inglês, para comunicação oral ou poster. As comunicações orais têm a duração de 20 minutos, com 10 minutos para discussão.

Os resumos devem ser anónimos e não deverão exceder uma página A4, excluindo exemplos e referências bibliográficas, com espaçamento simples, Times New Roman 12 pt e margens de2,5 cm. O prazo para envio de resumos foi alargado até 22 de outubro. Os resultados da avaliação serão comunicados até 15 de novembro.

Os resumos, em formato pdf e word, deverão ser enviados para o seguinte endereço de e-mail jornadas.ple6@fcsh.unl.pt. No corpo do e-mail deve estar indicado o título do trabalho, o nome e afiliação do(s) autor(es) e o endereço de e-mail do autor correspondente.

Organização

  • Alexandra Fiéis (CLUNL e NOVA FCSH)
  • Ana Madeira (CLUNL e NOVA FCSH)

Este evento é organizado pelo Grupo de Investigação de Linguística Formal e Experimental (LiFE) do CLUNL, com o apoio das seguintes instituições:

  • Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP)
  • Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
  • Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)
  • Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas