Sábado, 20 de Abril de 2024

VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros
20 a 22 setembro 2017 - UFSB Campus Sosígenes Costa
Porto Seguro - Bahia

O VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro de 2017. O evento é promovido pela Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSB, pelo Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (Pós-Afro/UFBA) e, por fim, pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ODEERE/UESB).

O VI CBPN dialoga com os temas dos congressos anteriores e promove debates sobre as narrativas históricas e vivências da população negra no sul da Bahia. As inscrições para o VI CBPN estão abertas até 15 de julho de 2017.

Grupos temáticos

1. ​Interseccionalidades de raça, gênero e classe
    Equipe de coordenadoras: Idalina Almeida (UFRN); Giovana Xavier (UFRJ); Juliana Farias (UNILAB); Ana Claúdia Pacheco (UNEB); Célia Regina da Silva (UFSB).
  2. História da população negra no Sul e Extremo Sul da Bahia
    Equipe de coordenadoras: Francisco Eduardo Cancela (UNEB), Joceneide Cunha (UNEB).
  3. Juventude, religiosidade afro-brasileira e cibercultura
    Equipe de coordenadoras: Luzineide Miranda Borges (UESC\UERJ), Lúcio André A. da Conceição (IFBA\UFBA), Ricardo O Freitas (UNEB).
  4. Religiões africanas e militância antirracistas
    Equipe de coordenadoras: José Carlos dos Anjos (UFRGS)
  5. Educação, relações raciais e políticas públicas
    Equipe de coordenadoras: Eliana de Povoas Brito (UFSB), Jeanes M. Larchert (UESC) e Agnaldo Neiva (Professor da Educação Básica em Porto Seguro
  6. Diversidade linguística
    Equipe de coordenadoras: Ricardo Tupiniquim (UNEB), Ivana Pereira Ivo (UNEB) e Jorge Augusto Alves da Sila (UESB)
  7. Literatura e demais produtos para infância e a juventude e ressignificação identitária negra
    Equipe de coordenadoras: Maria Anoria Oliveira (UNEB) e Paulo Vinicius Baptista de Oliveira (UFPR)
  8. Literaturas africanas: tradição e modernidade
    Equipe de coordenadoras: Jurema Oliveira (UFES)
  9. Literatura afro-brasileira
    Equipe de coordenadoras: Fabiana Peixoto (UFSB), Conceição Evaristo (UFF), Livia Natalia (UFBA) e Ana Lucia Souza (UFBA)
  10. Pensamentos e intelectuais negras(os) na África/Diáspora e diálogos contemporâneos
    Equipe de coordenadoras: Marluce Macedo (UNEB)
  11. Mestres de saberes tradicionais, movimento negro, sustentabilidade e a inclusão no ensino superior e na pesquisa
    Equipe de coordenadoras: Cynthia de Cassia Santos Barra (UFSB), Tatá Kambondo Marinho Rodrigues, do Terreiro Matamba Tombenci Neto/Ilhéus e presidente da Associação Cultural Gongombira, e Babalaxé Lula Dantas do Terreiro Ilè Asé Oya Funké e coordenador do ACAI Ponto de Cultura.
  12. Empreendedorismo, desenvolvimento e mobilidade social
    Equipe de coordenadoras: Ivo Santana (UFBA), Nilo Rosa (UEFS) e Romilson Souza (UNEB)

Mais informações no site do VI CBPN.