Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

VI Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para trabalhos, Arte, Direito, Ciências Humanas e Sociais, Psicologia, Letras

O VI Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL) acontece de 25 a 28 de outubro de 2017, em Porto Alegre. O evento tem como tema “As ilusões da verdade e as narrativas processuais” e os investigadores interessados em participar com trabalhos têm até 4 de setembro de 2017.

O evento é organizado pela Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Guanambi (FG), o Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e a Escola de Humanidades da PUCRS, integrando diversas áreas do conhecimento.

Em sua sexta edição, o CIDIL contará com a participação de docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, professores da rede pública e demais interessados, abarcando as áreas do Direito, Letras, Artes, Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e demais Ciências Humanas. O VI CIDIL propõe a discussão de questões relacionadas aos limites da racionalidade cartesiana; às concepções do direito como fenômeno linguístico e do processo como narrativa; às condições de interpretação dos textos jurídicos e literários, à luz das noções de coerência e integridade; ao problema da fundamentação das decisões; aos efeitos da ficcionalidade e verossimilhança nos relatos judiciais.

Atualmente, o CIDIL é o mais importante evento sobre Direito e Literatura da América Latina, tendo em vista a presença de grandes nomes nacionais e internacionais, além de pesquisadores de instituições de diversas unidades da federação, que todos os anos se reencontram com a finalidade de produzir um conhecimento inovador e interdisciplinar capaz de colaborar para uma educação jurídica mais humana, reflexiva e, sobretudo, crítica.

Grupos Temáticos:

  • GT 1: Direito, linguagem e narrativa: Esse GT receberá estudos e pesquisas, de caráter teórico, envolvendo reflexões acerca de temas como linguagem, discurso, normatividade, hermenêutica, tradução, retórica e educação jurídica.
  • GT 2: O Direito através da literatura: Esse GT receberá estudos e pesquisas em que a literatura exsurge como fonte para a reflexão crítica do Direito, possibilitando discutir o papel da lei, as representações da justiça, a aplicação das normas jurídicas etc.
  • GT 3: Direito e Humanidades: Esse GT receberá estudos e pesquisas que exploram as inúmeras intersecções relacionadas ao Law and Humanities,como, por exemplo, Direito e Cinema, Direito e Artes, Direito e Música, etc.

Mais informações através do e-mail cidil@rdl.org.br e na página do VI Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL).

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas