Terça-feira, 16 de Abril de 2024

V Encontro Norte-Nordeste ABRAPLIP

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Literatura

O Encontro de Professores e pesquisadores de Literatura Portuguesa tem como finalidade fortalecer o campo de pesquisa em Literatura Portuguesa e demais literaturas lusófonas, além de promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores dessa área.

Seguindo orientação da Direção da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, foram criados encontros regionais, nos anos que perfazem o intervalo entre o Congresso Internacional da Associação. Assim, em 2006 foi realizado o I Encontro Norte-Nordeste da ABRAPLIP, com o intuito de fortalecer a atividade de pesquisa em Literatura Portuguesa no eixo Norte-Nordeste. Até o presente momento, foram realizados quatro eventos dessa natureza: Feira de Santana (organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana em 2006), Fortaleza (organizado pela Universidade Federal do Ceará em 2008), Porto Nacional (organizado pela Universidade Federal do Tocantins em 2010), e Manaus (organizado pela Universidade Estadual do Amazonas, 2012).

Nessa quinta edição da ABRAPLIP Norte/Nordeste (Piauí, 2014) o Encontro contará com o apoio do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL), em parceria com o Núcleo de Estudos Portugueses (UFPI), além do apoio da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).