Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Congressos

V Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia

Início: Fim: Países: Macau

Eventos, PLE

IV Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Língua Portuguesa na região sudeste asiática reúne no IPOR, nos próximos dias 28 e 29 de setembro, um conjunto de docentes provenientes de instituições de ensino superior de Pequim, Xangai, Banguecoque, Hanói, Cantão, Jilin, Sichuan, Sidney e Timor, bem como docentes do IPOR e de instituições da RAEM, visando a consolidação de uma rede colaborativa entre agentes e instituições que se dedicam à promoção da língua portuguesa nestes espaços.

Esta iniciativa tem por objetivos:

  1. discutir a evolução do ensino da língua portuguesa na região e refletir sobre estratégias de intervenção que permitam dar resposta à procura crescente;
  2. divulgar estratégias inovadoras no contexto do ensino/aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) nos diferentes contextos presentes, reforçando a partilha de práticas pedagógicas de sucesso;
  3. promover o diálogo e o trabalho colaborativo entre os diferentes pontos focais na rede de ensino desta região.

O Encontro decorrerá sob forma de oficinas de maneira a acentuar a sua vertente prática e aplicada. Estas terão, como ponto de partida, materiais concretos desenvolvidos pelos participantes, motivando- se sobre eles uma reflexão coletiva com vista ao seu desenvolvimento e estabilização metodológica. Os resultados deverão constituir linhas de intervenção de “boas práticas” para os docentes da rede.

A exemplo do que vinha acontecendo em anos anteriores, para além de Leitores da rede EPE, o Encontro passa este ano a incorporar a participação de docentes nacionais dos países representados, procurando-se, deste modo, reforçar a colaboração entre docentes, e entre o IPOR e as estruturas das instituições de proveniência.

A sessão de abertura do IV Encontro terá lugar no dia 28 de setembro, às 09h00, no auditório Dr. Stanley Ho, no Consulado-Geral de Portugal, decorrendo as oficinas, a partir das 09h30 e abertas a todos os interessados, nas instalações do IPOR.

Para além do apoio que a Fundação Macau volta a conferir a esta iniciativa do IPOR, importa referir a importante colaboração concedida pela STDM – Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, pelo Clube Militar e pelo Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong.

Por uma questão de organização, os participantes e interessados devem registar-se através do email info.clp@ipor.org.mo , o qual também pode ser usado para obter informações complementares sobre o evento.

Com IPOR.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas