Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

V Congresso Internacional do Romanceiro | Segunda Circular

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Estudos Luso-Hispânicos, Estudos Medievais, Língua, Literatura, Património Cultural

O V Congresso Internacional do Romanceiro acontece de 22 a 24 de junho de 2017 em Coimbra. O encontro pretende compartir a partilha de metodologias inovadoras, estimular a discussão sobre os problemas editoriais colocados pelos textos, o enfoque filológico comparatista, a criação de redes de trabalho e a aplicação das novas tecnologias ao estudo do romanceiro. Os investigadores interessados em contribuir com trabalhos têm até 28 de fevereiro de 2017. Os trabalhos podem ser escritos em Português, Galego, Catalão, Inglês e Espanhol.

Organizado pela Universidade de Coimbra, o congresso insere-se nas atividades do Projeto Catalogación, Digitalización y Edición del Romancero Tradicional de las Lenguas Hispánicas. Romances épicos e históricos de referente hispânico y francês (CADERT)”, que consiste numa ação de catalogação, digitalização e edição do romanceiro pan-hispânico promovida pela Fundación Menéndez Pidal e financiada pelo Ministerio de Economía de España. Por sua vez, a recente aquisição, pelo Estado Português, dos manuscritos autógrafos de Almeida Garrett referentes ao Romanceiro (Coleção Futscher Pereira), agora depositados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, permitirá a apresentação pública deste valioso espólio, a que será dedicada uma exposição.

Revisitar o romanceiro numa época tão distanciada da produção oral tradicional representa um desafio cultural, mas suscita, por isso mesmo, novas abordagens e perspetivas de trabalho. Espera-se que este Encontro tenha ampla representação da comunidade científica que se dedica ao estudo do romanceiro tradicional ibérico, quer nas dimensões filológicas (cânone, crítica textual e humanidades digitais), quer nas vertentes culturais, poéticas e interartísticas. Pretende-se deste modo difundir a investigação em curso e, ao mesmo tempo, promover o debate em torno das linhas de atuação a seguir.

Áreas temáticas

  •     Arte poética do romanceiro (temas, motivos e formas)
  •     Romanceiro e outras formas poéticas: balada europeia, cantiga narrativa, cancioneiro, oração, épica, etc.
  •     Romanceiro da tradição antiga
  •     Romanceiro peninsular: mentalidades e ideologias
  •     Romanceiro, edição e crítica textual
  •     Romanceiro e humanidades digitais
  •     Romanceiro e cânone literário
  •     A música do romanceiro

Mais informações no documento em anexo, através do e-mail congreso.romanceiro@gmail.com e na página do Congresso Romanceiro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas