Quinta-feira, 28 de Março de 2024

V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística — V CIDS

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Língua, Linguística

O Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (CIDS), concebido pela equipe do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) será realizado no período de 11 a 14 de setembro de 2018, em Salvador, Bahia. O período de inscrições vai até 31 de agosto de 2018. O prazo para submissão de trabalhos vai até 31 de julho de 2018.

São objetivos do V CIDS:

1. avaliar o andamento das pesquisas sobre variação da língua;
  2. efetivar discussões relativas às metodologias dos trabalhos variacionistas;
  3. discutir os resultados de análises parciais e formular conclusões de cunho geral;
  4. organizar a publicação dos trabalhos das Conferências e das Mesas em número temático da Revista Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia;
  5. programar a continuidade das investigações;
  6. difundir por outras universidades os trabalhos realizados na área da Dialetologia e da Sociolinguística;
  7. desenvolver ações para divulgação e acesso aos resultados da pesquisa.

Nesta quinta edição do evento haverá a homenagem a dois pesquisadores: a Profa. Dra. Maria Marta Pereira Scherre, brasileira, da Universidade Federal do Espírito Santo, e o Prof. Dr. Adolfo Elizaincín, da Universidad de la República e coautor do Atlas Lingüístico Diatópico y Diastrático del Uruguay.

O congresso será promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conta com a parceria das seguintes instituições: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Baiano (IF-Baiano), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

As comunicações orais e os pôsteres (em português, inglês, francês ou espanhol) deverão versar sobre o tema do congresso: “Diversidade Linguística: Pesquisa, Ensino e Interfaces”; e deverão se inserir em um dos 4 eixos temáticos: 1. Dialetologia; 2. Sociolinguística; 3. Ensino; ou 4. Interfaces.

Local: Universidade Federal da Bahia - Campus de Ondina; Salvador / Bahia
Período: De 11 a 14 de setembro de 2018
Público-alvo: Docentes, pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação.

Datas importantes:

• Inscrições: 1 de dezembro de 2017 a 31 de agosto de 2018
  • Submissão dos trabalhos: 1 de dezembro de 2017 a 31 de julho de 2018
  • Avaliação dos trabalhos: 1 de janeiro de 2018 a 7 de agosto de 2018
  • Divulgação dos resultados: 29 de janeiro de 2018 a 21 de agosto de 2018

Contato: vcids2018@ufba.br

Mais informações no site do V CIDS.