Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

V Conferência Anual da Pós-Graduação da Universidade de Minnesota

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Língua, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas

Os estudantes de pós-graduação do Departamento de Estudos de Espanhol e Português da Universidade de Minnesota-Twin Cities realizam sua conferência anual, subordinada ao tema "Horror vacui". A conferência terá lugar de 30 a 31 de março de 2018 em Minneapolis, MN, EUA.

O roubo e venda de azulejos da fachada do edifício Art Nouveau, onde Fernando Pessoa residiu entre 1915 e 1916, precipitou sua degradação e subsequente demolição. Desde 2007, o Projeto SOS Azulejo pretende interromper uma tendência que mercantiliza, esvazia e, posteriormente, distribui, em forma de souvenir, o espaço lisboeta. A subtração de azulejos e a vontade de restituí-los são exemplos das tensões que articulam a angústia diante do vazio e suas sequelas. O adágio aristotélico que diz “a natureza abomina o vácuo” e, consequentemente, nos obriga a combatê-lo, é impugnado com o descobrimento da possibilidade física do vazio. O vazio, como contradição moderna, exerce-se como direito negativo. Um direito de subtração de vidas, línguas, instituições ou culturas e sua substituição por outras.

Horror vacui nos convida a refletir sobre a predisposição ocidental de suprimir e criar diferentes tipos de vazios. Uma rota que vai da exuberância expressiva do retábulo barroco à ênfase estética na sensibilidade do desenho digital ou da ocupação de um território virtual em guerras cibernéticas. Vazios que, como o silêncio no ritmo poético ou na música, rompem continuidades para inaugurar estratégias estéticas, ou que mostram desafios pedagógicos nos campos da linguística e das ciências sociais, como o vazio que habita a brecha entre língua e conteúdo. Estas problemáticas reproduzem o precário (re)ordenamento dos azulejos em Lisboa, um mosaico incitando novos questionamentos de acordo com suas reconfigurações.

Seguindo essa temática, a V Conferência Anual da Pós-Graduação convida para a inscrição de trabalhos que reflitam sobre o vazio e suas manifestações em diferentes contextos. Temas podem incluir, mas não estão limitados às seguintes sugestões:

  • O contato entre línguas, fonética/fonologia, sociolinguística, aquisição de primeira e segunda língua, variação e mudança linguística, políticas linguísticas;
  • Estudos Culturais, cultura e meio ambiente, estudos Feministas de gênero e sexualidade, imigração, estudos Latinx/Chicanx, estudos de fronteiras, nacionalismo e conflitos políticos, direitos humanos, raça e racismo, identidades;
  • Arte e estética, música, imagem e som, comunicação;
  • Estudos da era moderna e medieval, estudos coloniais e pós-coloniais.

Envie resumos de até 250 palavras até 1 de fevereiro de 2018 através da página do evento. As apresentações em inglês, português ou espanhol devem ser de 20 minutos. Para mais informações, entre em contato através do email: spptconf@umn.edu.
 

CALAMBUR
V Conferência Anual da Pós-Graduação "Horror Vacui" /
5th Annual Graduate Student Conference "Horror vacui"
30-31 de março de 2018 / March 30-31, 2018
Department of Spanish and Portuguese Studies
University of Minnesota, Minneapolis, MN

Palestrantes: Prof. Dr. Yuri Herrera (Tulane University), Prof. Dr. Manuel Díaz Campos (Indiana University Bloomington)

Mais informações no site da conferência.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas