Domingo, 23 de Setembro de 2018
Congressos

V CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Análise do discurso, Chamada para painéis, Chamada para trabalhos

O V Colóquio Internacional de Análise do Discurso — V CIAD acontecerá na UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos- SP, Brasil entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018. A quinta edição do evento será dedicada às relações entre discurso e verdade e terá o seguinte título: Discurso e (pós)verdade: efeitos de real e sentidos da convicção.

Como nas edições anteriores, nosso objetivo, além da proposição de discussão e reflexão coletiva em torno do tema do evento que nos concerne a todos, é o de promover o encontro e a interlocução de diferentes grupos de pesquisa dedicados aos estudos do discurso no Brasil. Por essa razão a inscrição para apresentação de trabalhos é feita pelos líderes dos grupos de pesquisa, de modo a dar visibilidade aos trabalhos que realizam em suas especificidades quanto às abordagens discursivas que priorizam e aos temas e objetos a que se dedicam mais exclusivamente.

Para a discussão do tema de nosso evento contamos com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. Entre outras, já estão confirmadas as participações de Roger Chartier (Collège de France), Elvira Arnoux (Universidad de Buenos Aires), Christian Delporte (Université de Versailles), Tales Ab’Sáber (Universidade Federal de São Paulo),  Rosário Gregolin (Unesp), Mónica Zoppi Fontana (Unicamp), Sírio Possenti (Unicamp), Jean Cristtus Portela (UNESP - FCLAr) Geraldo Tadeu Souza (UFSCar – Sorocaba).

Tanto as mesas-redondas quanto as conferências tratarão das diversas relações entre discurso e verdade em diferentes campos dos estudos do discurso, em distintas condições históricas de produção e em diferentes âmbitos institucionais, a saber, a mídia, a política e o cotidiano, entre outros. Também serão abordados fenômenos nos quais se entrecruzam o discurso, a verdade e os protestos e manifestações sociais e ainda os recentes surgimentos de noções como “pós-verdade”, “fake news” e “fatos alternativos”.

Modalidades de participação

  1. Apresentação de grupos de pesquisa (até 22 de junho);
  2. Apresentação de painéis (até 22 de junho);
  3. Como ouvinte, sem apresentação de trabalho (até 1 de setembro pelo site ou presencialmente no dia do evento).

Prazos e  normas para inscrição dos grupos e de seus participantes se encontram no site do V CIAD:  http://www.ciad.ufscar.br.

Para manter-se atualizado, curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/VCIAD2018/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas