Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Urban Audio-visual Festival – UAF

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Cinema, Urbanismo, Artes visuais

Urban Audio-visual Festival – UAF
Call for Video-Projects: Urban Conflict 
Lisboa, 8–10 de junho de 2018

Submissão de propostas até 16 de fevereiro de 2018.

O Urban Audio-visual Festival – UAF emerge como um lugar de discussão e diálogo entre profissionais que trabalham na vida urbana. Este encontro científico visa promover a produção de qualidade e a divulgação do trabalho audiovisual realizado por pesquisadores e cineastas no campo dos estudos urbanos, bem como em outras disciplinas relacionadas. O UAF é uma iniciativa colaborativa entre o Centro de Investigações e Estudos em Sociologia (CIES-IUL), o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e o Instituto de Sociologia – Universidade do Porto (IS-UP).

Para a primeira edição do UAF, a organização convida para a exploração do conceito de "conflito", enquadrado no contexto urbano, focando aquelas obras em que a cidade é concebida como um produto e, portanto, nas tensões que surgem da discussão sobre a boa ou má gestão do espaço público: gentrificação, turistificação, especulação imobiliária, transporte e comunicação, densidade urbana, processos de desterritorialização, etc.

Mas o conflito não é sempre uma situação hostil: às vezes pode representar uma situação inequívoca do progresso social, sucesso e oportunidade. São aceites propostas de obras nessas linhas, em se interprete o conflito como um fator de revigoração da vida urbana, destacando os benefícios dessas não-conformidades.

Finalmente, o conceito de conflito é aberto, convidando ainda para obras retratem o "conflito na cidade" em vez do "conflito urbano", esboçando uma reflexão mais pessoal e humana.

Datas importantes

  • Data limite para submissão: 16 de fevereiro de 2018;
  • Aceitação da comunicação: 18 de abril de 2018;
  • Registo do filme (stage 2): 18 de maio de 2018;
  • Festival: 8–10 de junho de 2018.

Na sequência do festival, decorrerá nos dias 18 a 22 de junho de 2018 a TICYUrb (Terceira Conferência Internacional de Jovens Investigadores Urbanos).

Mais informações no site do Urban Audio-visual Festival – UAF.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas