Quinta-feira, 28 de Março de 2024

UniCV/ISMAI | III Workshop Internacional Antropologia Visual e Novos Media

Início: Fim: Países: Cabo Verde

Eventos, Workshops, Antropologia, Media

A Universidade de Cabo Verde e o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) organizam o III Workshop Internacional Antropologia Visual e Novos Media: As Tecnologias de Comunicação Digital na Construção da Patrimonialidade Cabo-verdiana, consagrado à utilização das tecnologias na formação e divulgação do Património.

O evento, que decorre até 12 de maio, visa a utilização das tecnologias digitais nos processos de mediação da Cultura, tendo como objetivo a participação das comunidades envolvidas na construção social dos objetos patrimoniais.

Estas tecnologias apresentam-se de diversas formas como: a digitalização de documentos históricos e patrimoniais, a modelação 3D de objetos e sítios patrimoniais ou a mediatização realizada pelas plataformas digitais.

O evento tem vindo a realizar-se anualmente e resulta de uma parceria da Uni-CV com o Instituto Universitário da Maia, com apoio da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago.

O Workshop Internacional vai realizar-se em três locais distintos, tendo cada um, uma temática específica. Conheça o programa:

Polo I: Cidade Velha (dias 1,2,3 maio)
Tema I – “My city our world heritage” (Organização das Cidades Património Mundial da UNESCO)
Promotores: Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Uni-CV, ISMAI
Coordenação: Adelcídes Rodrigues, José Abreu e Fernando Paulino

Polo II: Campus do Palmarejo (dias 4,5,11 maio)
Tema II – “Realidade Aumentada, Património Expandido”
Promotores: Uni-CV, ISMAI
Coordenação: Domingos Andrade, Artemisa Moreno, Isidoro Gomes

Polo III: Ilha do Fogo (dias 6,7,8,9 e 10 maio)
Tema III – Museu do “Imaginário Krioulo”
Promotores: Uni-CV, ISMAI, Casa da Bandeira
Sessão de encerramento – dia 12 – Campus do Palmarejo
Alunos da Licenciatura em Comunicação e Multimédia
Professores: Álvaro Ruiz, Adelcídes Rodrigues, José Abreu, Fernando Paulino, Domingos Andrade, Artemisa Moreno, Isidoro Gomes, Claudino Mendes.

Reportagem da Televisão de Cabo Verde sobre este Encontro, com a participação do Doutor Fernando Faria Paulino:

UniCV/TCV via AULP