Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Um século de Diáspora: Jornadas de reflexão sobre políticas públicas de emigração

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, Políticas Públicas

Dia de reflexão sobre as políticas públicas ligadas à Diáspora portuguesa organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e a Sociedade de Geografia de Lisboa, a ter lugar em Lisboa no dia 30 de outubro de 2018. Chamada de comunicações aberta até 30 de junho.

 

No início de Setembro de 2017, o Conselho da Europa lançou uma rede parlamentar para estimular a reflexão sobre as políticas da Diáspora no seio dos 47 Estados-membros do Conselho, e proporcionar respostas concertadas e adequadas à situação migratória actual, a partir da defesa da interdependência e da solidariedade entre o Norte e o Sul.

Nesse evento, Portugal foi considerado como um dos países mais integrador, não só pelas suas políticas de acolhimento e de integração dos actuais migrantes, mas também pela sua relação com as comunidades portuguesas, nomeadamente nos direitos políticos e cívicos que lhes são concedidos, assegurando a ligação entre as duas partes.

Por outro lado, foi sublinhada a importância da compreensão do passado para a definição das políticas nacionais e internacionais actuais num mundo globalizado, e a necessária cooperação entre os países de origem dos migrantes e dos países de destino. Dada a sua longa tradição migratória e a relação particular com as comunidades portuguesas no mundo, relações que foram regularmente reactivadas e reivindicadas, Portugal é considerado como ponto de partida privilegiada para uma reflexão científica que permite a identificação e a compreensão das suas políticas associadas às suas comunidades.

Nesse sentido, propõe-se um dia de reflexão sobre as políticas públicas ligadas à diáspora portuguesa de forma a identificar as suas características, a sua abrangência, assim como a sua evolução ao longo do tempo e a partir de uma perspectiva comparada, entre as várias comunidades portuguesas disseminadas no mundo.

Nesse horizonte, estimula-se a observação e a discussão das seguintes problemáticas:

  • Conceito de Diáspora;
  • Diáspora e Política externa;
  • As comunidades portuguesas na sociedade civil;
  • Políticas de manutenção dos laços entre Portugal e os seus cidadãos;
  • Comunidades portuguesas e investimento financeiro;
  • Políticas de retorno;
  • Democracia, Cidadania e Direitos políticos;
  • Repatriação, acolhimento e integração na sociedade portuguesa.

As propostas devem incluir o título da comunicação, um resumo (até 300 palavras) e uma nota biográfica (que inclua afiliação institucional, grau académico e as cinco publicações mais recentes e/ou mais relevantes), e devem ser enviadas para o email seguinte: yvettedossantos@gmail.com.

 

📄   Chamada de comunicações (PDF)
📄   Call for papers (PDF)

 

Calendário

Até 30 de Junho: data limite de envio das propostas
Até 15 de Julho: data limite de aceitação das propostas
Até 30 de Julho: envio do programa provisório

 

Organização

Comissão Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa
Instituto de História Contemporânea – NOVA FCSH

 

Comissão científica

Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8 e IHC – NOVA FCSH)
Maria Beatriz Rocha-Trindade (Universidade Aberta)
Thierry Hinger (Luxemburgo)
Yvette Santos (IHC – NOVA FCSH)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas