Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

The Military Revolution in Portugal and its Empire (15th-18th centuries)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o congresso «The Military Revolution in Portugal and its Empire (15th-18th centuries)», a ter lugar na Universidade de Évora (Portugal) nos dias 29 e 30 de maio de 2018.

O objetivo deste evento é inserir Portugal e seu antigo império ultramarino moderno no debate geral que tem ocorrido no campo militar história em um nível global durante as últimas décadas. Mais do que nunca, é relevante discutir a aplicação do conceito de revolução militar ao caso português devido ao fato de Portugal ter sido um caso mal estudado, quando comparado a outros casos. Na mesma linha, a sua primacía no processo de expansão europeia do início do século europeu a torna um caso interessante, atendendo às demandas de recursos materiais e humanos necessários para suportar conflitos prolongados contra potências extra europeias e europeias fora da Europa.

São aceites propostas relacionadas aos seguintes tópicos:

  • A Revolução Militar: perspectivas teóricas e metodológicas;
  • Mudanças na arquitetura militar;
  • Aumento do tamanho dos exércitos: implicações e consequências;
  • Guerra e sua relação com o aumento do estado fiscal;
  • Desenvolvimento de táticas militares;
  • Intercâmbio cultural e divulgação de conhecimentos militares.

São especialmente encorajados os trabalhos focados na história comparativa entre Portugal e outras potências europeias ou não europeias. Os trabalhos não relacionados ao tema central ou aos tópicos listados acima não serão considerados para o evento.

O idioma oficial será o inglês. Todas as propostas (máximo de 300 palavras), juntamente com um CV curto (uma página) e uma folha adicional com identificação e afiliação do autor, devem ser enviadas no formato Word até 31 de janeiro de 2018 para militaryrevolutioninportugal@gmail.com.

Mais informações: https://mrp2018.wordpress.com/cfp/.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas