Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

The Carnation Revolution 50 Years Later: Upholding Freedom Through the Duty of Memory

Início: Países: Reino Unido

Estudos Portugueses, História, Memória

Camões Annual Lecture

The Carnation Revolution 50 Years Later: Upholding Freedom Through the Duty of Memory

18 de abril,17h

Hitchcock Cinema, ArtsOne, Mile End Campus, London E1 4PA

A Revolução dos Cravos, em 1974, foi um marco na história contemporânea de Portugal, terminando décadas de ditadura. Neste contexto de opressão pela polícia secreta, direitos das mulheres restringidos, pobreza generalizada, atraso civilizacional evidente, e um país desgastado pela emigração e pela guerra colonial, esta revolução surgiu como uma expressão genuína do desejo de mudança de um povo. A palestra explorará o período após o 25 de abril, conhecido como PREC, e que foi uma fase crítica na gestação da democracia portuguesa, apesar de ser marcada por momentos de violência e excesso. Além disso, discutiremos como a família é retratada como elemento central no romance Revolução, entrelaçando personagens e enredos numa obra literária que reflete as dinâmicas sociais e políticas daquela época turbulenta. Concluiremos com uma reflexão sobre como o direito à liberdade implica um compromisso com a memória, destacando os desafios atuais de preservar os princípios democráticos e enfatizando a importância de lembrar o passado para orientar o futuro.

Hugo Gonçalves (1976) é um autor português conhecido pelos seus vários romances, incluindo Filho da Mãe, finalista dos prêmios PEN Clube e Fernando Namora, e Deus Pátria Família. Também é coautor e roteirista das séries de televisão "País Irmão" e "Até que a vida nos separe". Trabalhou como correspondente para várias publicações portuguesas em Nova Iorque, Madrid e Rio de Janeiro, bem como editor literário no Rio de Janeiro. Hugo Gonçalves é um jornalista premiado e um dos criadores do podcast "Sem barbas na língua". O seu último romance é Revolução, sobre o período revolucionário da história portuguesa contemporânea .

Uma iniciativa da Escola de Línguas e Culturas Modernas da Queen Mary University of London e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Seguido de uma recepção.

RESERVE O SEU BILHETE NO EVENTBRITE: https://bit.ly/50-YEARS-LATER

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas