Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

Territórios Indígenas, Sexualidades Resistentes em Abiayala

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Estudos Indígenas, Estudos Latino-Americanos, Género

Chamada de Propostas
Congresso Lozano Long 2024
Territórios Indígenas, Sexualidades Resistentes em Abiayala
The University of Texas at Austin
18-19 de abril de 2024

O comitê organizador do Congresso Lozano Long 2024, patrocinado pelo Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS), convida acadêmicxs, ativistas e artistas júnior ou emergentes a enviar propostas sobre a temática deste ano. Esta chamada é pra pessoas não afiliadas à UT Austin.

O congresso abordará temas sobre indigeneidade, corpos e sexualidades nos seus entrelaçamentos com lutas pela terra e anticoloniais no território conhecido hoje como as Américas ou Abiayala—o termo Kuna para essa região e as suas relações Norte/Sul. Questões sobre território e sexualidades são usualmente tratados separadamente; este congresso terá como foco os modos como eles se entrelaçam e enriquecem conversações sobre políticas sexuais não heteronormativas, liberação de território indígena e descolonização. Indigeneidade e terra são temas amplamente discutidos em conjunto. Acrescentamos essa base importante com ênfase em pessoas e comunidades indígenas LGBTQI+ que usualmente não são incluídas nos discursos hegemônicos nas políticas “indígenas,” e vice-versa. Participantes confirmados incluem artistas, ativistas e acadêmicxs sênior convidados que provêm de distintas nações em Abiayala e das humanidades, artes e ciências sociais. Nos reuniremos para imaginar a possibilidade de políticas sexuais livres e liberadoras como dimensão crítica para uma vida descolonizada.

A partir de uma perspectiva transtemporal e transnacional, este congresso interdisciplinar procura gerar intersecções entre os Estudos Indígenas Críticos, Estudos LGBTQI+, Estudos de Gênero e Sexualidade, Estudos Ambientais e da Terra, as artes criativas e ativismos indígenas ligados a políticas sexuais e culturais não heteronormativas e antipatriarcais em Abiayala como um conceito nativo ou indígena transhemisférico de espaço/continente. Além disso, o evento será organizado metodologicamente baseado em princípios indígenas de conversação, colaboração e comunidade.

Partindo disso, teremos paneis, oficinas, círculos de conversão e apresentações artísticas seguidas de diálogos interativos e abertos. Aceitaremos comunicações; trabalhos artísticos visuais, textuais ou de performance/performáticos; apresentações multimodais; entre outros formatos. As propostas podem considerar os seguintes temas, mas não se limitam a eles:

  • Colonialismos de assentamento [settler colonialism], Capitalismos Extrativistas, Corpos e Sexualidades
  • Corpos Indígenas, Políticas da Terra e da Água
  • Liberação de Territórios Indígenas e/ou Lutas pela Devolução de Terras Ancestrais
  • Feminismos Indígenas e/ou Perspectivas Antipatriarcais
  • Indigeneidade Não Heteronormativa, Cuir/Queer e Trans*
  • Políticas de Género e Sexualidade Indígena
  • Metodologias Descolonizadoras

Por favor enviar o seu CV e resumo de proposta (300-500 palavras) em inglês, espanhol ou português aos co-organizadores do evento, Dr. Luis Cárcamo-Huechante e Dr. Enzo Vasquez Toral, a enzo@austin.utexas.edu até o dia 25 de fevereiro de 2024. Xs participantes selecionadxs serão notificadxs em meados de março, deverão estar presentes durante os dois dias do congresso, e obterão alojamento gratuito em hotel. É possível que tenhamos fundos para ajuda financeira adicional mediante necessidade.

Mais informações: https://liberalarts.utexas.edu/llilas/calls.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas