Terça-feira, 19 de Março de 2024
Congressos

Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos (sécs. XV-XX)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Ibéricos, Estudos Ibero-Americanos

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe  nos dias 2 e 3 de julho de 2018 o Colóquio Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos (sécs. XV-XX),. Os pesquisadores interessados podem enviar as suas propostas até ao dia 31 de outubro de 2017.

A conferência é multidisciplinar, e pretende reunir historiadores, antropólogos, arqueólogos e outros cientistas sociais e das humanidades. A par disso, encoraja uma análise comparativa em relação a diversos lugares e períodos históricos. Os estudiosos que trabalham a escravidão em qualquer situação histórica e localização espacial ibérica, do século XV ao século XX, são particularmente bem-vindos. Esperamos propostas de investigadores sénior, pesquisadores no início de carreira, e estudantes de pós-graduação, que assentem sobre materiais empíricos, refletindo, ao mesmo tempo, conceptual e analiticamente, sobre as experiências e subjectividades das pessoas escravizadas relacionadas com os seguintes tópicos:

1) As condições teóricas e metodológicas do estudo das ‘subjectividades escravas’ nos mundos ibéricos. O objetivo é estimular uma discussão sobre arquivos, fontes e metodologias, bem como identificar novos arquivos e fontes que permitam aceder a estas dimensões menos conhecidas da experiência. Em particular, gostaríamos de mapear, para os mundos ibéricos, autobiografias e memórias pós-escravidão, ou fontes equivalentes, e o modo como estas nos "apresentam" e nos "falam” das ‘subjetividades escravas’.

2) As diferentes dimensões das ‘subjectividades escravas’. O objetivo é identificar como é que as pessoas escravizadas experienciaram a sua vida, desde as crenças até à viagem transatlântica, da afetividade ao trabalho, do consentimento ao desacordo.

Serão privilegiados os seguintes tópicos : 

  • Mundovisões, crenças, sonhos e imaginação religiosa. Como é que os escravizados viam o mundo? Quais foram os seus entendimentos da transcendência e da alteridade? O que é que eles entendiam por religião? Quais eram as suas utopias e distopias?
  • Medos, ansiedades e práticas religiosas. A viagem transatlântica foi, no geral, uma experiência traumática, já que muitas pessoas morreram durante o percurso. Viagens de outros e para outros lugares podiam ter o mesmo impacto. Como é que estas pessoas lidaram com essa experiência? Como é que os sobreviventes experienciaram a memória da passagem? Que práticas tranquilizavam as ansiedades das pessoas? Qual foi o papel das instituições religiosas – católicas, nomeadamente - enquanto meio de lidar com essas e outras ansiedades?
  • Percepções de si-mesmo, afetividades, identidades sociais, hierarquias sociais internas. Frequentemente, os escravizados não se auto-percepcionavam apenas como "escravos". Como é que se viram em diferentes contextos? Como é que interagiram com as pessoas livres? Como é que as micro-sociedades de escravizados operaram? Quais foram as hierarquias sociais internas aos grupos escravizados? Quais eram os lugares que mulheres, crianças e a homossexualidade l aí ocupavam?
  • Formas de resistência dos escravizados. Nesta conferência gostaríamos de abordar o tema, amplamente estudado, da resistência e das revoltas de pessoas escravizadas, não a partir dos seus impactos, mas considerando, sobretudo, a experiência do escravizado e a sua consciência da resistência, tanto na vida quotidiana, como em revoltas abertas.
  • Libertos e trabalho forçado. O objetivo é entender as experiências dos escravizados que foram libertados, mantendo, porém, modos de vida semelhantes aos da escravidão, nomeadamente por estarem envolvidos em situações de trabalho forçado.


Prazo para a submissão de propostas: 31 de Outubro de 2017.

Solicita-se a submissão de um resumo de 250 palavras, bem como o envio de uma breve exposição sobre os interesses de investigação e pesquisas atuais para: subjectividadesescravas@gmail.com

Calendário:
Prazo para a submissão de propostas (resumos): 31 de Outubro de 2017
Selecção de propostas e comunicação dos resultados aos participantes: 20 de Novembro de 2017
Pré-circulação de um resumo do paper aos comentadores: 30 de Maio de 2018

Línguas de trabalho: Inglês, Português, Espanhol

Coord.: Ângela BARRETO XAVIER (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Michel CAHEN (EHEHI - Casa de Velázquez / Sciences Po Bordeaux), António CORREIA DA SILVA (Université du Cap-Vert), Cristina NOGUEIRA DA SILVA (Universidade Nova de Lisboa)
Org.: Instituto de Ciencias Sociais da Universidade de Lisboa « Groupe de recherche sur les Empires, le colonialisme et les sociétés post-coloniales », École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid).

Mais informações no site da Casa de Velázquez.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas