Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

SLAS 2018 - Estudos Latino-Americanos ao redor do mundo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos

A conferência anual da Society for Latin American Studies (SLAS) acontece na University of Southampton nos dias 22 e 23 de março de 2018. O evento tem como tema Estudos Latino-Americanos ao redor do mundo .Ao longo de mais de 50 anos de atividade, a SLAS sempre foi aberta à discussão interdisciplinar sobre a realidade latino-americana, particularmente nas áreas das Ciências Sociais, as Artes e as Humanidades. A organização convida para a apresentação de propostas de trabalhos e de painéis relacionadas com o tema geral do evento, até 16 de julho de 2017.

Os Estudos latino-americanos sofreram mudanças significativas ao longo dos últimos 50 anos. Essas mudanças responderam a transformações dramáticas na constituição dos objetos e assuntos de pesquisa. Apesar das estratégias de segurança e desenvolvimento internacional dos estados nacionais ainda moldarem o campo em muitas localidades, projetos e interesses globais também  são evidentes, como sugerem os temas dos encontros LASA 2017 e LASA 2018. A situação dos centros de estudos latino-americanos hoje no Reino Unido (onde os centros agora estão freqüentemente localizados em departamentos de idiomas com estudos culturais como abordagem dominante) contrasta com os dos EUA, grande parte da Europa e, de fato, da América Latina, onde os Centros de Estudos Latino-Americanos são Normalmente independentes dos departamentos de idiomas ou de estudos culturais, e onde uma maior diversidade disciplinar e fontes de financiamento são frequentemente evidentes, particularmente nas ciências sociais, políticas, históricas, econômicas e naturais.

Ao mesmo tempo, as redes de pesquisa globais e as publicações transgredem rotineiramente convenções e fronteiras institucionais nacionais e regionais, criando uma situação fluida que muitas vezes contrasta com os arranjos locais ou nacionais. um dado notável, a este respeito, é o surgimento de centros de pesquisas latinoamericanas na Ásia e na África.

Os organizadores do SLAS 2018 Winchester esperam propostas de papéis e painéis que façam reflexões críticas sobre as histórias e a situação atual dos estudos latino-americanos em todo o mundo. Como e por que os estudos latino-americanos são organizados e praticados de forma diferente em seus vários locais nacionais e institucionais? O que pode ser aprendido com tais diferenças? Em que medida essas diferenças locais e nacionais são mediadas por redes globais de câmbio? Com que finalidades ou necessidades os Estudos Latino-Americanos respondem hoje? Como os estudos latino-americanos no Reino Unido podem se envolver ou dirigir as tendências globais de forma mais eficaz?

Mais informações na página da SLAS 2018.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas