Terça-feira, 19 de Março de 2024
Congressos

Simpósio – Teoria linguística e abordagens didáticas na história da gramática portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Filologia, Linguística

Encontra-se aberta, até 14 de dezembro de 2016, a segunda chamada de trabalhos para o simpósio «Teoria linguística e abordagens didáticas na história da gramática portuguesa», no âmbito do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa  (VI SIMELP), a ter lugar de 24 a 28 de outubro de 2017 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.


Coordenadores:

Sónia Duarte; Centro de Linguística da Universidade do Porto; sonia.duarte@esdjgfa.org; duarte.sonia@sapo.pt

Rogelio Ponce de León; Universidade do Porto / Centro de Linguística da Universidade do Porto; rromeo@letras.up.pt; rogelio.romeo@netcabo.pt
 

Resumo:

O Simpósio acolhe trabalhos de investigação que analisem diferentes aspetos da história das ideias gramaticais sobre a língua portuguesa ou da história das ideias didáticas no âmbito do ensino-aprendizagem do português, como língua materna, língua segunda ou língua estrangeira. Privilegiam-se, neste sentido, investigações que foquem a seguintes linhas temáticas: i) a teoria linguística subjacente numa gramática, tratado gramatical ou manual; ii) o tratamento de um facto de língua (por exemplo, uma categoria ou subcategoria gramatical, uma unidade linguística, etc.), numa obra ou num conjunto de obras); iii) o processo de gramatização de estruturas da língua portuguesa; iv) abordagens pedagógicas subjacentes na(s) obra(s) objeto de estudo. Poderão, no entanto, ser aceites trabalhos que versem sobre outras temáticas, desde que sejam consideradas adequadas ao âmbito temático do Simpósio pelos seus coordenadores. São ainda aceites estudos, enquadrados em alguma das linhas acima indicadas, sobre historiografia gramatical e didaticografia do galego.

O Simpósio poderá aceitar também comunicações que analisem estruturas e formas do sistema gramatical do português registadas em obras metagramaticais centradas na descrição de outras línguas (gramáticas do latim, de línguas estrangeiras para falantes de português, etc.), bem como abordagens didáticas contidas em gramáticas e manuais para o ensino de outras línguas, desde que a língua veicular seja a portuguesa.

Não é dada prioridade a um período cronológico específico; pelo contrário, poderão ser apresentados trabalhos sobre aspetos da historiografia gramatical do português desde o século XV até ao século XX.

Serão convidados a participar no Simpósio especialistas de países de língua portuguesa, bem como outros investigadores de reconhecido prestígio nas áreas da historiografia linguística do português e da história do ensino da língua portuguesa. Poderão, ainda, ser consideradas, após avaliação, propostas de trabalhos enviadas por outros especialistas aos coordenadores do Simpósio.

Palavras-chave:

Historiografia Gramatical – História das Ideias Linguísticas – História do Ensino de Línguas – Língua Portuguesa – Gramática Portuguesa


Envio de propostas:

As propostas de comunicação deverá ser enviadas, até 15 de novembro de 2016, para Rogelio Ponce de León rromeo@letras.up.pt e para Sónia Duarte sonia.duarte@esdjgfa.org.


Os coordenadores

Sónia Duarte é professora de Espanhol nos ensinos básico e secundário e investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto, desenvolvendo a sua investigação fundamentalmente nas áreas da gramaticografia luso-espanhola e da didática do espanhol como língua estrangeira. Licenciou-se, na Universidade do Porto, em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1995) e em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Espanhóis. É mestre em Estudos Ibéricos (2008), pela Universidade de Évora. No âmbito da Historiografia Linguística, desenvolve atualmente os seus estudos de doutoramento na Universidade de Leão.

Rogelio Ponce de León é Licenciado em Filologia Clássica, pela Universidade Complutense de Madrid (1991), e Doutor em Filologia, pela referida Universidade (2001). É Professor Associado (2014) no Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, bem como investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Leciona disciplinas no âmbito da linguística, tradução e didática. É autor de dezenas de trabalhos de investigação sobre história da gramática, história do ensino de línguas e linguística contrastiva.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas