Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Simpósio SIPLE 2017: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Língua, Chamada para trabalhos, Linguística, Letras, Lusofonia

O Simpósio SIPLE 2017, da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) acontece nos dias 30 e 31 de outubro de 2017, em Lisboa. O evento, organizado em parceria com a Associação de Professores de Português (APP) e o Programa em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (PPLE/L2FLUL), tem como tema "Ple/L2: Contextos, usos e práticas de ensino". A submissão de trabalhos pode ser feita até 31 de julho de 2017.

O tema eleito este ano, considerando consulta feita pela SIPLE aos associados e ao Conselho Consultivo, reflete uma demanda emergente de contextos específicos de aprendizagem de PLE/L2, a partir dos quais os usos da língua portuguesa precisam orientar práticas de ensino em sala de aula, seja ela presencial, ou a distância. A necessidade de uso da língua portuguesa por diversas comunidades linguísticas e, consequentemente, com diversos fins, tem desafiado professores e investigadores na atualidade. Cada vez mais as salas de aula de PLE/L2 têm sido espaços onde culturas e ideologias coexistem e são interpretadas e representadas na interação em português. 

As contribuições dos conferencistas e comunicadores devem considerar o Português para grupos linguísticos específicos, como falantes de línguas próximas, falantes de línguas distantes, comunidades indígenas, falantes de línguas gestuais/de sinais, bem como aqueles contextos onde o Português tem sido aprendido e ensinado como Língua de Herança e como Língua de Acolhimento (imigrantes e refugiados). Além disso, serão muito bem-vindos trabalhos que considerem o Português nos PALOP e em Timor-Leste. Contextos multiculturais têm caracterizado a sala de aula de PLE/L2 em muitos países/continentes, cujas práticas podem ser compartilhadas e discutidas neste evento.

Considerando também o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação na promoção da educação linguística, o ambiente virtual também oferece contribuições para avançarmos na discussão sobre usos, contextos de aprendizagem e práticas de ensino e de avaliação na área de PLE/L2.   

Mais informações na convocatória em anexo, no e-mail siple.internacional@gmail.com e na página da SIPLE.
 

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas