Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

Simpósio Nacional de Estudos Linguísticos e Literário - SINELL

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Letras, Linguística, Literatura, Língua

Simpósio Nacional de Estudos Linguísticos e Literário - SINELL

Data: 05, 06, 07 de junho de 2024
Horário: 8h-22h
Local: Auditório Prof. Feliciano Candido Parente – CEST/UEA, com transmissão on-line via Doity Play
Início das Inscrições: 25 de fevereiro de 2024
Inscrições: doity.com.br/sinell (com apresentação de trabalho: disponível até 20/03/2024)

Apresentação da proposta do evento

O Simpósio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários – SINELL – se fundamenta a partir da expressão tupi-guarani, puxirum, que designa reunião de indivíduos para atividades e trabalhos, nesse caso, reunião acadêmico científica. Sendo assim, a interdisciplinaridade como tema do SINELL 2024, proporcionará o diálogo entre as disciplinas que compõem a grande área das Humanidades – principalmente quando essas se intersecionam com a área de Letras: Linguística e Literatura – e permitirá a congregação de pesquisadores de todo país, interessados nesse debate, sob os auspícios da UEA no Centro de Estudos Superiores de Tefé, cravado no coração da Amazônia. Essa região, conhecida por manter e valorizar os saberes dos povos, será o espaço de encontro para reflexões acerca das pesquisas em torno do entrecruzamento de conhecimentos ancestrais, do imaginário da cidade e da floresta, das experiências docentes, da inserção da tecnologia nesses lugares e de como se pode manter o meio ambiente saudável, especialmente o momento no qual as queimadas assolam o norte do país.

Nos dizeres de Jayme Paviani (2007), “O avanço do conhecimento científico e dos saberes em geral permite novas combinações, cruzamentos, confluências em relação à constituição das disciplinas tradicionais”, isso auxilia na compreensão do quanto é fundamental o acionamento desses conhecimentos no momento de pensar determinados fenômenos, principalmente observados no âmbito da linguagem. Sendo assim, conclui o ensaísta, “Ninguém mais proclama a autonomia de sua disciplina sem correr o risco de equívocos” (p. 146).

Pensando dessa maneira, o evento será estruturado por intermédio dos seguintes eixos que partem sempre da Linguística e da Literatura em consonância com as outras disciplinas:

Eixo 01 – Linguística e:

- Antropologia;

- História;

- Geografia;

- Artes;

- Pedagogia;

- Filosofia;

- Meio Ambiente

- Outras disciplinas das Humanidades.

Eixo 02 – Literatura e:

- Antropologia;

- História;

- Geografia;

- Artes;

- Pedagogia;

- Filosofia;

- Meio Ambiente

- Outras disciplinas das Humanidades.

 

Muito mais do que um encontro de pesquisadores, o SINELL será o ambiente cujos espaços servirão de portal de exposição e participação de docentes do município e do estado, fazendo com que levem do evento toda a experiência – como formação e aprendizado – para a sala de aula, haja vista que, como afirma Ivani Fazenda (1994), o “ensino universitário deveria se exigir uma atitude interdisciplinar que se caracterizaria pelo respeito ao ensino organizado por disciplinas e por uma revisão das relações existentes entre as disciplinas e entre os problemas da sociedade” (p. 21, 22). Nesse caso, importa as deliberações que permitirão entender como essa sinergia ajudará na compreensão de problemáticas emergidas também dessas instituições escolares, quando apreendidas como o início da formação do cidadão pensante sobre o mundo que o constitui enquanto ser humano.

Portanto, o “Simpósio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (SINELL): Puxirum de conhecimentos – Percursos Interdisciplinares” propiciará um diálogo entre saberes que juntos contribuirão não apenas com os conhecimentos teóricos, mas, principalmente, oportunizarão aos docentes e discentes locais uma melhor compreensão da necessária integração entre a Linguística, a Literatura e as demais áreas das Humanidades. Não podemos mais pensar a nossa prática pedagógica a partir apenas da perspectiva de nossa área de formação em Letras, devemos sim ampliar os conhecimentos considerando os diversos olhares que podemos ter sobre eles, uma vez que diferentes perspectivas possibilitam uma compreensão mais aprofundada de nossa realidade.

Objetivo Geral:

Congregar pesquisadores para promover a discussão científica sobre a Linguística e a Literatura e destas com as áreas das humanidades, por meio de diálogos interdisciplinares, angariando a participação de docentes do Ensino Básico, fazendo com que se mantenha uma troca de conhecimento entre esses profissionais e a universidade brasileira, além da atualização das reflexões acerca da sinergia entre essas disciplinas, a partir de um espaço cultural que prese pela manutenção da fauna, da flora e dos rios da região.

Objetivos Específicos:

- Refletir sobre a relação interdisciplinar entre a Linguística e a Literatura e como essas áreas repercutem, combinam, confluem quando do contato com outras disciplinas, tais, como a História, a Geografia, a Pedagogia, a Antropologia, a Filosofia, tanto como discurso, quanto como aparato teórico;

- Discutir a situação da realidade amazônica, especialmente quando se tem uma forte estiagem, queimadas insistentes, nessa região em que os saberes se destacam para pensar os desafios na busca por soluções para essas problemáticas, por intermédio de textos literários ou ainda por meio de pesquisas sociolinguísticas e culturais.

- Realizar atividades em que se apresentem o tripé da universidade, ancorado na pesquisa, no ensino e na extensão, principalmente tendo como público docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior em troca de conhecimento com professores e professoras do Ensino Fundamental e Médio;

- Proporcionar aos participantes do evento um arsenal de conhecimento gerado a partir desse entrecruzamento de disciplinas das humanidades com as Letras e, ao mesmo tempo, entender a situação dos docentes do ensino básico em contexto amazônico, formadores de cidadãos que futuramente pensarão nessas questões geradas dessa relação em sala de aula.

Comissão Organizadora:

Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda
Universidade do Estado do Amazonas

Profa. Dra. Monica Dias Araujo
Universidade do Estado do Amazonas

Profa. Dra, Núbia Litaiff Moriz Schwamborn
Universidade do Estado do Amazonas

Prof. Me. Manoel Domingos de Castro Oliveira
Universidade do Estado do Amazonas

Prof. Me. Kenedi Santos Azevedo
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. Me. Jussara Maria Oliveira de Araujo
Universidade do Estado do Amazonas

Profa. Me. Roseanny Melo de Brito
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade Federal do Amazonas

Profa. Me. Rosineide Rodrigues Monteiro
Universidade do Estado do Amazonas

Profa. Me. Teresinha de Jesus de Sousa Costa
Universidade do Estado do Amazonas

Comitê Científico:

Profa. Dra. Renata Beatriz Brandespin Rolon
Universidade do Estado Amazonas

Profa. Dra. Rita de Cássia Fraga Machado
Universidade do Estado do Amazonas

Profa. Dra. Beatriz Protti Christino
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Francisco Edi de Olveira
Universidade Federal do Ceará

Profa. Dra. Denise Barros Weiss
Universidade Federal de Juiz de Fora

Prof. Dr. Ernani Terra
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Prof. Dr. Francisco Davy Braz Rabelo
Universidade do Estado do Amazonas

Prof. Dr. Yomarley Lopes Holanda
Universidade do Estado do Amazonas

Profa. Dra. Romy Guimarães Cabral
Universidade do Estado do Amazonas

Prof. Me Francisco Rosa da Rocha
Instituto Federal do Amazonas

Dr. João Valsecchi do Amaral
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas