Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Simpósio Internacional Ruy Guerra e o pensamento crítico das imagens

Início: Fim: Países: França

Cinema, Eventos

A Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian na França, em colaboração com a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, a Universidade Paris-Sorbonne - Paris 4, o INHA (Instituto Nacional de História da Arte) e o LIRA (Laboratório Internacional de Pesquisa em Artes), o Simpósio Internacional Ruy Guerra e o pensamento crítico das imagens, que terá lugar no dia 8 de outubro de 2015 na Fundação e no dia 9 no INHA.

Cinzelada ao longo de mais de vinte títulos desde a década de 40, a obra de Ruy Guerra convida-nos a um pensamento crítico do cinema. Respondendo aos grandes acontecimentos históricos de uma cartografia tricontinental, a filmografia do cineasta caracteriza-se pelo seu engajamento estético, à margem do cânone, e pela invenção de uma linguagem singular adaptada a cada nova etapa de um pensamento em movimento. Este colóquio procura propostas que se debrucem sobre as diferentes fases da filmografia do cineasta e sobre os seus principais temas e traços formais.

Simpósio Internacional
Ruy Guerra e o pensamento crítico das imagens

8 de outubro de 2015 | 9h30 - 17:30
Fundação Calouste Gulbenkian