Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Simpósio Internacional em Homenagem a Aristides Pereira

Início: Fim: Países: Cabo Verde

Eventos

A Fundação Amílcar Cabral (FAC) e da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP) vão homenagear o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, em novembro, com uma homenagem que compreende um Simpósio na Cidade da Praia, com extensão na sua ilha natal, Boa Vista.

Na Praia, o Simpósio Aristides Pereira está agendado para os dias 16, 17 e 18 de Novembro. Já nos dias 19 e 20 é a vez da ilha da Boa Vista.

A organização conta com a presença de historiadores, investigadores, antigos chefes de Estado e antigos ministros de entre personalidades que tiveram oportunidades de conhecer a trabalhar com o antigo chefe de Estado a ser homenageado, para além de companheiros de lutas.

“Aristides Pereira e a Luta de Libertação Nacional”, “Aristides Pereira: o Estadista” e “Diálogo inter-geracional” são os três painéis em debate  no Auditório Nacional e na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.

O evento contará com a presença de um representante do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, do ex-embaixador norte-americano em Cabo Verde, Vernon Penne, e do general angolano António dos Santos França "Ndalu". De Angola virá também uma delegação da Fundação Agostinho Neto, que deverá proceder a uma homenagem a Aristides Pereira, a Amílcar Cabral e ao poeta Corsino Fortes, durante o simpósio.

Programa e mais informações: https://www.facebook.com/fundacaoamilcarcabral.