Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Simpósio Internacional debate Estado Novo e ditaduras na América Latina e Europa

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Ciências Sociais

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) promove, de 8 a 10 de novembro, o simpósio internacional “O Estado Novo, 80 anos”. O evento será realizado no auditório 1333 do edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190. Rio de Janeiro). A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

O seminário tem por objetivo, aproveitando-se da passagem dos 80 anos do início do Estado Novo brasileiro, realizar um encontro a fim de debater temas relacionados ao autoritarismo e à democracia, assim como os possíveis legados das experiências autoritárias dos anos 1930-1940. Os debates que ocorrerão ao longo do seminário não se limitarão ao caso brasileiro, e vão abordar outras experiências na América Latina e na Europa.

Divididos em eixos temáticos, o evento vai apresentar um amplo painel das possibilidades de estudos acerca da relação entre Estado e sociedade, autoritarismo e democracia, continuidades e descontinuidades.

Público alvo: Pesquisadores e professores universitários; alunos de pós-graduação e graduação, professores das redes pública e particular.

Associações e entidades apoiadoras:

  • Rede Conexões Lusófonas: Ditadura e Democracia em Português.
  • Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia
  • Rede Direitas, História e Memória
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Realização:
FGV CPDOC; ICS/UL; Programa de Pós Graduação em História Social da USP; Programa de Pós-Graduação em História da UFJF; DHEEAA/FLUC e CEIS20/UC; Programa de Pós-graduação em História da PUCRS.

Mais informações: http://cpdoc.fgv.br.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas