Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Congressos

Simpósio Internacional de Linguística, Cognição e Cultura (LCC)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Cultura, Linguística

A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e o Departamento de Estudos Ingleses e Americanos da Universidade de Potsdam têm o prazer de anunciar o Simpósio Internacional de Linguística, Cognição e Cultura (LCC), a se realizar no período de 13 a 15 de março de 2019, em Belo Horizonte, Brasil.

O LCC 2019 pretende reunir pesquisadores das áreas de Linguística Cognitiva, Cultural e/ou Antropológica, Sociolinguística Interacional e Comunicação Intercultural, visando, principalmente, a provocar reflexões sobre a relação entre linguagem, cognição e cultura no Brasil e em outros países.

Convidamos a comunidade científica a contribuir com trabalhos que lidem com essa relação, a partir de diversas perspectivas analíticas. Assim, serão bem-vindos estudos que abordem a variação cultural na metáfora conceptual, na metonímia e na mesclagem conceptual, assim como nos fenômenos pragmáticos. Além disso, são igualmente desejáveis pesquisas cuja temática envolva aspectos culturais e cognitivos do léxico e da gramática, da análise do discurso, do ensino de línguas e de estudos mediáticos. Finalmente, estudos recentes sobre métodos de investigação da linguagem, cognição e cultura também serão bem-vindos. Para maiores detalhes acerca dos temas do Simpósio, consulte nossa “chamada para trabalhos”.

Chamada

Convidamos à submissão de trabalhos que abordam a relação entre língua e cultura na perspectiva dos campos de pesquisa supracitados, com foco em um ou mais dos seguintes tópicos:

  • cognição cultural e teoria linguístico-antropológica;
  • a influência da cultura em metáforas, metonímias e mesclagens conceptuais;
  • o impacto da cultura e da cognição na gramática e no léxico (estruturas morfossintáticas, construções, categorias, etc.);
  • a influência da cultura em interações face a face, multimodais e virtuais;
  • o estudo de fenômenos pragmáticos interculturais e contrastivos;
  • a aplicação de teorias cognitivas e culturais no ensino de línguas, na tradução e nos estudos de mídia e
  • métodos recentes no estudo sobre linguagem, cognição e cultura (abordagens baseadas em corpora, abordagens multimodais, etc.).

Resumos (em inglês ou português, máximo de 300 palavras sem referências) devem ser enviados para: islcc2019@gmail.com. Por favor, não incluam nome ou afiliação no resumo.

As apresentações podem ser conduzidas em português, mas apresentações em inglês são fortemente recomendadas.

Prazo para a submissão de resumos: 12 de setembro de 2018

Envio das cartas de aceite: 12 de novembro de 2018

Mais informações: http://www.letras.ufmg.br/simposiolcc/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas