Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Simpósio Internacional Daniel Blaufuks: Roteiros e Interseções

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Cinema, Comunicação, Fotografia, Literatura, Memória

O Simpósio Internacional Daniel Blaufuks: Roteiros e Intersecções acontece nos dias 9 e 10 de Outubro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O evento tem caráter interdisciplinar e é organizado pelo grupo de investigação 'O Cinema e o Mundo: Estudos sobre Espaço e Cinema'. Os investigadores interessados em submeter propostas têm até 16 de julho. As línguas de trabalho do evento serão o português e o inglês.

Com uma obra que abrange fotografia, livros e ensaios fotográficos, vídeo, filme e instalação, Daniel Blaufuks tem provado ser dos mais prolíficos artistas da contemporaneidade portuguesa. O artista tem lidado com questões como o Holocausto, o exílio, a memória e pós-memória. Fotografia, filme e material de arquivo têm sido algumas das ferramentas selecionadas para as suas explorações. Contudo, a influência de textos literários na obra do artista é incontornável.

Este simpósio procurará considerar duas linhas de investigação presentes na obra de Blaufuks: roteiros e intersecções. Em Roteiros examinaremos a noção de viagem, no espaço — em condições extremas como no exílio, mas também enquanto descoberta e visita a cidades e territórios —, e na memória — memória vivida, memória que atravessa gerações, memória construída e/ou mediada. Em Intersecções o foco será o cruzamento de múltiplos meios artísticos em projectos expansíveis — incluindo Terezín (2007), Toda a Memória do Mundo, parte um (2014), Tentativa de Esgotamento (2016) — e o relevo da literatura na obra do artista. Tendo como objetivo o estudo da prática artística de Daniel Blaufuks como uma influência estimulante na arte contemporânea portuguesa e internacional, convidamos propostas de comunicação de 20 minutos. Tópicos incluem (não sendo limitados a):

  • O papel do material de arquivo na construção de memórias colectivas/individuais;
  • Holocausto, da pós-memória à memória prostética;
  • Photobooks e literatura;
  • Road movies e diários de viagem;
  • Apropriação enquanto acto de criação;
  • O atlas e o arquivo;
  • Cinema expandido, fotografia e instalação.

Convidados:
David Campany (University of Westminster)
David Santos (Direção Geral do Património Cultural, Portugal)
Iván Villarmea Álvarez (Universidade de Santiago de Compostela, Spain)

Mais informações através do e-mail routesandintersections@gmail.com e na página do Simpósio Internacional Daniel Blaufuks.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas