Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Congressos

Simpósio Bordas e Fronteiras do Português Globalizado - VI SIMELP

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Chamada para trabalhos, Linguística

Estão abertas as submissões de resumos para participação no Simpósio 69 Bordas e Fronteiras do Português Globalizado, que integrará a programação do VI SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, a realizar-se de 24 a 28 de outubro de 2017, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. A submissão de trabalhos está aberta de 1 de agosto a 15 de novembro de 2016.
 
Simpósio 69 – Bordas e fronteiras do português globalizado 
 
Coordenadores: 
Inês Signorini
– Departamento de Linguística Aplicada do IEL/UNICAMP 
inesignorini@gmail.com 
 
Resumo: 
Este Simpósio tem caráter inter e transdisciplinar e visa trazer para discussão contribuições de diferentes filiações teórico-­metodológicas no campo dos estudos da língua(gem) que tematizem a questão das configurações do português globalizado em redes sócio-­interacionais produzidas em diferentes espaços-­tempos, níveis e escalas sociolinguisticas relacionados aos processos mais recentes de globalização socioeconômica e cultural. Tais configurações estão relacionadas tanto a questões identitárias, quanto a questões de uso e de reflexão sobre os domínios (im) próprios da língua nos espaços-­‐tempos focalizados, inclusive os espaços-­tempos engendrados nas/pelas mídias digitais. 

Com base em tais reflexões, o simpósio tem o objetivo mais geral de projetar e discutir políticas e ideologias linguísticas mais responsivas aos desafios contemporâneos. Também orienta a proposta deste Simpósio o propósito de promover a discussão de contribuições de pesquisas sobre o tema desenvolvidas por pesquisadores com diferentes tipos e níveis de experiência e atuando em diferentes contextos, de modo a se conhecer e explorar as possibilidades de se estabelecer uma agenda mínima para pesquisa e cooperação inter e transdisciplinar sobre o tema, sobretudo entre pesquisadores envolvidos com estudos de língua, tanto em nível nacional quanto transnacional. 
 
Palavras-­chave: português; globalização; ideologias linguísticas; políticas linguísticas. 
 
Inês Signorini é Professora Titular do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, pesquisadora do CNPq e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias”. É autora de publicações sobre língua(gem) e identidade, multiletramentos , língua(gem) e hipermídia e língua(gem) e ensino (http://lattes.cnpq.br/2440593751176448). 

Confira em anexo as normas de submissão dos resumos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas