Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018
Congressos

Sephardic Book Art of the 15th century

Início: Fim: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Arte, História, Eventos

Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal 25-27 de fevereiro de 2015
 
Os manuscritos sefarditas iluminados do século XV têm tradicionalmente recebido menos atenção dos historiadores de arte e codicologistas que aqueles de períodos anteriores. Por um lado, há a ideia de que, devido à opressão sofrida pelos judeus sefarditas, especialmente na segunda metade do século XV, a sua produção cultural e artística foi o resultado de um declínio e, portanto, mais pobre e desinteressante. Por outro lado, os pesquisadores estão principalmente preocupados com a análise de manuscritos que sinalizam o surgimento do livro sefardita iluminado durante a primeira metade do século XIII, e com manuscritos onde a arte narrativa sefardita surgira e se desenvolvera, durante o século XIV. Portanto, as perguntas sobre a interação cultural e artística foram direcionadas principalmente para esses dois séculos, explorando a ideia de "convivência" e estudando a apropriação de motivos artísticos e iconográficos cristãos e islâmicos pelos artistas sefarditas. Porém, há um interesse crescente pelos manuscritos do século XV em estudos recentes. Os trabalhos publicados por pesquisadores como Katrin Kogman-Appel, David Stern ou Andreina Contessa destacaram a relevância cultural e artística desses manuscritos, renovando estudos anteriores feitos por estudiosos como Gabrielle Sed-Rajna, Thérèse Metzger, Bezalel Narkiss ou Sonia Fellous.
 
Esta conferência irá centrar-se nas questões culturais e artísticas colocadas pelos códices sefarditas do século XV, reunindo estudiosos que estudaram ou estão estudando esses manuscritos. Além disso, as questões relacionadas com a materialidade desses manuscritos também serão discutidas, incluindo abordagens codicológicas e paleográficas; bem como o destino desses manuscritos após a conversão forçada ou expulsão dos judeus sefarditas entre 1492 e 1498, entre outros temas relacionados. Os oradores convidados incluem Shalom Sabar, Javier del Barco e Sonia Fellous.
 
Apresentação de Trabalhos
 
A apresentação de propostas para uma comunicação de 20 minutos está aberta a todos os estudiosos interessados​​. As propostas devem incluir um resumo de 150 palavras e um CV de 1 página, e eles devem ser enviados até 15 de setembro de 2014, para o endereço luis.afonso@letras.ulisboa.pt.
 
Os documentos a serem incluídos no programa serão selecionados, a partir de todas as propostas recebidas, por uma Comissão Científica constituída por Adelaide Miranda, Débora Matos, Javier del Barco, Luís U. Afonso, Shalom Sabar e Tiago Moita.
 
O evento Sephardic Book Art of the 15th century foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do Concurso de Apoio a Congressos nos Domínios da Língua e Cultura Portuguesas 2014.
 
Hebrew Illumination in Portugal

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas