Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Marcas do Império: Rumo a uma nova corrida a África?

Início: Fim: Países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe

Eventos, História

O ciclo de seminários "Marcas do Império - Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea" regressa no ano lectivo 2017/18, uma co-organização do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

 

1ª Sessão:

"Rumo a uma nova corrida a África? O nacionalismo imperial português e as reivindicações coloniais em vésperas da Segunda Guerra Mundial"

Márcia Gonçalves (IHC - NOVA FCSH)

 

Resumo:

No contexto de crise económica e erosão das instituições democráticas na década de 1930, a visão das colónias enquanto potencial fonte de reconstrução económica e solução para o excesso populacional alimentou a radicalização de discursos e políticas expansionistas na Europa. A multiplicação de reivindicações coloniais e a necessidade de medidas de apaziguamento para evitar uma nova guerra motivou o debate sobre a iniquidade da partilha dos territórios coloniais existente. Circularam rumores (nunca confirmados) sobre a existência de planos para redistribuir África: se postos em prática, a continuidade da presença portuguesa neste continente estaria ameaçada.

A presente comunicação focar-se-á na forma como essas ameaças foram recebidas pelos contemporâneos portugueses. Pretende-se expor o ajustamento dos discursos e visões associados ao projecto colonial português em resposta aos desafios do turbulento contexto internacional da época, reflectindo sobre as vantagens de uma perspectiva global/transnacional no estudo do nacionalismo imperial português (e do colonialismo, em geral).

 

Sobre a oradora:

Márcia Gonçalves é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de História Contemporânea (Grupo de investigação de História e Filosofia da Ciência, CEHFCi, Universidade de Évora / NOVA FCSH). Concluiu o seu doutoramento em História e Civilização no Instituto Universitário Europeu em 2015. A sua área de investigação centra-se na História do colonialismo europeu (século XIX tardio e século XX) numa perspectiva global e comparada.

 

Organização:

Linha Temática Colonialismo, Império e Imaginação Imperial na Época Contemporânea, IHC – NOVA FCSH

Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa

João Miguel Almeida (IHC - NOVA FCSH)
Maria José Lobo Antunes (ICS-ULisboa)
Pedro Aires Oliveira (IHC - NOVA FCSH)
Paulo Jorge Fernandes (IHC - NOVA FCSH)

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas