Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Seminário Península. Colonialidade e Curadoria

Início: Fim: Países: Espanha, Portugal

Arte, História de Arte, Estudos Ibéricos

Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2017 decorre no Hangar – Centro de Investigação Artística o seminário “Península”, um encontro que conta com a presença de vários convidados. Ângela Ferreira,  Pedro Lapa, Gerardo Mosquera, Catarina Simão, Salomé Lamas, Marta Lança, Natxo Checa, Terry Smith e também o Grupo de Investigação Península, ligado ao Museu Reina Sofia de Madrid.

Neste encontro procurar-se-a analisar de que maneiras a curadoria tem confrontado de forma crítica as continuidades e descontinuidades coloniais, para propôr revisões do passado e do presente histórico dos territórios de língua portuguesa e espanhola.

O grupo Península é uma plataforma de debate de arte, colonialidade e curadoria relacionado com a história de Portugal e Espanha, os seus processos coloniais e a latência das suas relações de poder no presente. O grupo inclui artistas, curadores e pesquisadores de múltiplas disciplinas tais como história de arte, sociologia, arquitetura, filme, cultura visual e filosofia, com o seu trabalho aludindo a uma memória colonial e presente na Península - Espanha e Portugal e além mar.


Península. Colonialidade e Curadoria *
Organização: Bruno Leitão e Carlos Garrido
27 e 28 de Janeiro de 2017
Entrada Livre

* Programa inserido no Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017

Mais informações: http://www.hangar.com.pt/peninsula-colonialidade-e-curadoria/

Através de Agenda Cultural Lisboa
 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas