Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Seminário Os Moçambicanos perante o Cinema e o Audiovisual

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Moçambique

Literatura, Chamada para trabalhos, Arte, História, Educação, Cinema, Estudos Africanos, Didática

O Seminário Os Moçambicanos perante o Cinema e o Audiovisual acontece de 26 a 29 de Setembro 2017  no Centro Cultural Franco-moçambicano em Maputo. O evento é organizado pelo projeto Museu do Cinema em Moçambique,um projeto museológico não estatal, em construção, iniciativa da Associação Amigos do Museu do Cinema para a pesquisa e advocacia do acesso à História do Cinema em Moçambique. A data final para a submissão de propostas de comunicações é 1º de Agosto.

O seminário multidisciplinar é centrado no livro Os moçambicanos perante o Cinema e o Audiovisual. O objetivo geral do seminário é a promoção da utilização do livro do historiador Guido Convents - o mais exaustivo sobre a História do Cinema em Moçambique - como material pedagógico para o ensino da História do Cinema nas instituições de ensino superior, moçambicanas e estrangeiras, a partir dele desenvolvendo recursos pedagógicos e complementando-o de forma colaborativa.

Para além das três aulas proferidas pelo Professor Guido Convents, sobre os quatro períodos históricos do Cinema em Moçambique, explorados na obra que dá título ao seminário, haverá um momento para a apresentação de trabalhos de investigação em curso, artigos já concluídos e projetos de natureza diversa. A comissão organizadora convida aos interessados para a submissão de resumos de trabalhos de investigação relacionados, mas não limitados, às seguintes áreas temáticas:

  • O Cinema em Moçambique e a Literatura;
  • O Cinema em Moçambique e a Educação;
  • O Cinema em Moçambique e a Música;
  • Arquivos Cinematográficos e o Cinema em Moçambique;
  • Representações de classe, raça, género e sexualidade no cinema moçambicano;
  • Cinema e mudanças sociais, económicas e políticas;
  • Ideologia e economia política do cinema;
  • Guerra, cinema e propaganda;- Fontes audiovisuais e pesquisa em Ciências Sociais;
  • Cinema e história: teoria e representações sociais no cinema.

Mais informações através do e-mail seminario2017@museudocinemamocambique.org e na página da Comunidade Museu do Cinema em Moçambique.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas