Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Congressos

Seminário O samba mandou me chamar: as bambas do samba

Início: Fim: Países: Brasil

Cultura, Género, Música

O II Seminário “O samba mandou me chamar” acontece nos dias 25 e 26 de novembro no Centro Cultural da Barroquinha. O evento, promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Universidade Estadual da Bahia – UNEB, tem o objetivo de identificar, valorizar e analisar o protagonismo da mulher artista e ativista na construção do samba enquanto gênero musical indissociável da construção de uma identidade nacional. Pesquisadoras (mulheres), professoras e artistas, debaterão sobre a produção, a importância e o protagonismo das mulheres na construção do samba sob o tema  As bambas do samba.

Clécia Queiroz, Marilda Santana, Cláudia Sisan, Carmélia Miranda, Katharina Döring , Regina Machado, Juliana Ribeiro, Marcia Short, Olivia Santanna e Carla Liane são algumas das pesquisadoras e artistas-professoras, que discutem sobre a obra e trajetória de Carmen Miranda, Elza Soares, Clementina de Jesus, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, entre outras.

Durante o evento, haverá o lançamento do livro As bambas do samba: mulher e poder na roda (Org. Marilda Santanna), pela Editora da UFBA – Edufba. O objetivo maior desta publicação é reverenciar as mulheres sambistas, compositoras, cantoras e instrumentistas no centenário da gravação do primeiro samba “pelo telefone” de Donga e Mauro de Almeida, registrado na Biblioteca Nacional em novembro de 1916.

A centralidade destas mulheres que ousaram ultrapassar a fronteira da “cozinha, da guarda e da orientação espiritual religiosa, adentrando no terreno musical, não apenas como observadora, apreciadoras, anfitriãs, mas também como cantoras, instrumentistas, compositoras, agentes transformadoras e atuantes, num território tido como essencialmente masculino” (GOMES, 2013, p.12), é o que veremos no decorrer do seminário e do livro.

 Mais informações na página do II Seminário O samba mandou me chamar.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas