Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Seminário: O impacto social dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Ciências Sociais, Estudos Brasileiros

O Centro de Estudos Brasileiros organiza, na próxima quinta-feira, 11 de dezembro (prorrogado), o seminário “Do fim de festa à dura realidade. O impacto social dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, que será ministrado por Lucas dos Reis Silva, doutorando em Ciências Sociais, e membro do Instituto de la Paz y los Conflictos da Universidade de Granada.

O seminário abordará algumas questões relacionadas com o exercício da cidadania na cidade do Rio de Janeiro, especialmente, o direito à moradia, no período que compreende o início das reformas no espaço urbano para a realização dos mega eventos, como os Jogos Olímpicos Rio 2016, até a sua celebração em agosto de 2016. As reformas do governo da cidade do Rio de Janeiro, além de reorganizar o espaço urbano e os transportes, foram o catalizador da especulação, responsável pelo surgimento de uma grande bolha imobiliária. Durante este período, bairros históricos da cidade carioca viveram um grande processo de reabilitação, mas à força de desalojar uma população pobre, maioritariamente negra, que vivia há anos nestas áreas que tanto interesse despertaram no mercado imobiliário.

O seminário está dirigido a alunos de graduação e pós-graduação (máster e doutorado) e a pessoal docente e pesquisador, assim como a qualquer interessado no tema. As classes serão ministradas em espanhol no Palácio de Maldonado (Plaza de San Benito, 1), de 10h00 às 13h00. A matrícula é gratuita e as pessoas interessadas devem realizar a inscrição no seguinte formulário online para obter o certificado de assistência ao seminário.

Lucas dos Reis Silva é cientista social, licenciado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (Rio de janeiro, Brasil). Atualmente, é doutorando pela Universidade de Granada e membro colaborador do Instituto de la Paz y los Conflictos da UGR.

Fonte: Centro de Estudos Brasileiros — CEBUSAL