Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
Congressos

Seminário «Mulheres investigadoras e investigação sobre mulheres nas universidades ibéricas»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Ensino Superior, Género, Universidades

Comprometidos com o objetivo de fomentar o conhecimento mutuo e o intercambio de experiencias e pontos de vista entre docentes e investigadoras portuguesas e espanholas, o Grupo de Investigação "Teresa Andrés" sobre Informação e Sociedade (GIR-TAIS) e o Centro de Estudos da Mulher da Universidade de Salamanca (CEMUSA) organizam um seminário sobre "Mulheres investigadoras e investigação sobre mulheres nas universidades ibéricas", que se celebrará nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 no Salão de Atos da Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca.
 
O seminário vai consistir em apresentações, mesas redondas e sessões de comunicação livres e as atas serão publicadas em forma de monografia impressa e digital por a UCOPress, a editorial da Universidade de Córdoba.
 
Os eixos temáticos principais serão os seguintes: 
  1. Situação das mulheres investigadoras nas universidades da península ibérica (aspetos que dificultam a sua promoção profissional, planos de igualdade, etc.) 
  2. Trajetórias profissionais e experiências vitais das mulheres (cis e transexuais) e pessoas de género não binário nas universidades ibéricas.  
  3. Binarismo de género, feminismo e estudos das mulheres: tensões conceituais e consequências académicas.
  4. Analises criticas dos sistemas de avaliação da produção científica de Espanha e Portugal duma perspetiva de género.
  5. Produção cientifica e canais de difusão dos estudos sobre a mulher nas universidades ibéricas. 
  6. Relação entre a visibilidade e o impacto das revistas especializadas em estudos de género e a avaliação e a promoção de professores universitários.
  7. Serviços de informação e documentação sobre género e mulheres.
As pessoas interessadas em apresentar um trabalho devem submeter o resumo com a proposta através da ferramenta "documentos" que consta no site do seminário, até 4 de fevereiro de 2018.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas