Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Congressos

Seminário Memória das Áfricas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Início: Fim: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais, Estudos Africanos, Estudos Afro-Brasileiros, Memória , Museus e Bibliotecas, Património Cultural, Património Imaterial

O Seminário Memória das Áfricas acontece de 17 a 19 de outubro de 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN, o evento visa reunir alunos de pós-graduação em particular de Antropologia, e especialistas de outros horizontes disciplinares para refletir sobre o legado das populações afro-descendentes nas Américas, Caribe, África e Europa. As inscrições podem ser feitas no site do Seminário Memória das Áfricas.

O evento é uma realização do Projeto de Extensão Tronco, Ramos e Raizes, dos Grupos de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS) e Festa, Identidade e Territorialidade (FIT). Iremos analisar como se constrói esta memória nos museus, os monumentos, os lugares, os documentos históricos, os registros narrativos, as práticas rituais, as festas católicas, que dizem respeito à história de uma população que desenvolveu estratégias e solidariedades ativas em diferentes continentes.

​Entre os destaques da programação do evento estão a exposição fotográfica: “Diásporas negras” e uma mesa-redonda sobre Experiências Diaspóricas patrimoniais em rede.

Mais informações na página do Seminário Memória das Áfricas.

 

 

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas