Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Congressos

Seminário Literatura: desvios e aberturas na contemporaneidade

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Literatura

O que nos solicita o contemporâneo, este nosso tempo presente, senão a experiência de outros fluxos, outros modos de vida, outras formas de saber?

Senão a produção constante de desvios, de pequenos furos, de frágeis embora potentes linhas de fuga – invenção de espaços de respiro, onde possamos ainda restar como sobreviventes não capturados?

Senão operarmos por desterritorializações; senão provocarmos fraturas em um mundo que se pretende estável, organizado para reproduzir fechamentos e violências?

O que o tempo presente solicita de nós, senão aberturas, enfim?

E de que força maior podemos dispor para desviar caminhos, estabelecendo outras rotas possíveis, e para conceber espaços de trânsito senão a arte?

É em função de tais questionamentos que propomos o Seminário Literatura: desvios e aberturas na contemporaneidade, programado para os dias 7 e 8 de junho de 2018 no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias XVI, UNEB/Irecê.

Mais do que respostas, tencionamos favorecer perguntas. Afinal, o que pode ser mais desestabilizador do que a imprevisibilidade de uma pergunta não programada?

Por isso, nossa opção por um modelo de organização que propicie encontros, que possibilite convivências. Nossxs convidadxs ocupam áreas diversas de atuação na atual cena artística baiana: são poetas, atrizes, fotógrafos, desenhistas... Provocadxs pela temática do seminário, elxs irão apresentar, da forma como preferirem, os procedimentos que desenvolvem para estabelecer e sustentar a relação entre suas produções de arte e vida.

Para além das mesas de discussão, cuja dinâmica se estabelecerá na interação público-artista, integram a nossa programação: oficinas; apresentação de reflexões críticas nas modalidades comunicação e relato, lançamento de livros e feira de impressos.

Convidamos todxs a participarem dos tensionamentos que a literatura pode provocar em cada uma e em cada um de nós; convidamos todxs a uma dinâmica de pensamento que não subjugue os afetos mobilizados pelos encontros.

Convidamos todxs à participação no Seminário Literatura: desvios e aberturas na contemporaneidade.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas